Dino Parque da Lourinhã | Desconfinamento Responsável

 

duas crianças com uma estátua de um stegossauro

Uma das coisas que mais falta nos faz, neste contexto de pandemia/confinamento é poder passear. Ir.

Seja um dia, um fim-de-semana, uma semana. Poder ir, sem pensar em aglomerado de pessoas, em horários de abertura, em máscaras, em segurança, em transmissão do vírus... Só ir.

Estamos todos cansados, crianças incluídas! 

Na nossa habitual troca de mensagens, enviadas via lancheira, perguntei ao Miguel, se ele tivesse direito a 3 desejos da Fada dos Desejos, quais seriam. Ele disse que queria que o Covid-19 acabasse, que estivesse tudo aberto e queria que ele e o Maninho vissem uma baleia azul ao vivo (adoro que tenha incluído um desejo do irmão nos 3 pedidos dele 💗🐳).

Não havendo nada que eu possa fazer para satisfazer nenhum dos 3 desejos, resta-me planear o que for sendo possível.

Eu sei que um dos sítios onde eles mais querem ir (outra vez!) é ao Dino Parque da Lourinhã. Têm sido espetadores assíduos das sessões via Zoom, que o Dino Parque tem feito todos os Sábados de manhã, e estão sempre a perguntar quando é que lá podemos ir, agora que vai reabrir.

Na verdade, foi um dos passeios que fizemos no Verão passado e onde nos sentimos sempre em segurança. O parque é muito grande e, apesar de lá termos ido em Agosto, as regras de distanciamento estavam bem explícitas e a ser cumpridas pelos visitantes. Percorremos cada um dos períodos, levámos picnic e comemos numa das mesas disponíveis no percurso dos Monstros Marinhos. Passámos lá o dia todo (até porque tivemos que ler TODAS as placas com informações sobre cada um dos dinossauros). Foi um belo dia em Família!

Para quem não conhece, o Dino Parque é o maior museu ao ar livre de Portugal e conta com mais de 180 modelos de espécies de dinossauros, à escala real, divididos por 4 percursos diferentes, correspondentes a algumas das mais importantes épocas da história da Terra: o fim do Paleozóico, o Triásico, o Jurássico e o Cretáceo. Desde 2019, conta ainda com um 5º percurso, dedicado aos Monstros Marinhos.

O Parque foi pensado para ser uma experiência “Edutainment” (Educação + Entretenimento), ou seja, ser simultaneamente educativo e divertido. A nossa cara, portanto!

Além dos percursos ao ar livre, logo no edifício da entrada, há a exposição "Dinossauros da Lourinhã", com impressionantes descobertas paleontológicas da região. É ainda possível observar, ao vivo, a preparação de fósseis, no laboratório que ali se encontra.

Por fim, tem ainda um Pavilhão das Atividades, onde os pequenos paleontólogos podem experimentar, na primeira pessoa, diferentes atividades, relacionadas com a paleontologia, algumas gratuitas e outras pagas. Nesta altura, no entanto, nem todas as atividades estão disponíveis, sendo que algumas delas podem trazer para casa, para fazer mais tarde.















Já conhecem o Dino Parque? Se também têm fãs de dinossauros em casa, acreditem que eles vão delirar!

(vejam aqui os horários e aqui os bilhetes online)



interior das Grutas de Mira de AireMuseu Nacional Ferroviário
Criança a ver o mecanismo de moer cereais de pertoO nosso grupo, sobre passeios e viagens com crianças, no Facebook



link para a página de facebooklink para a página de Instagramlink para a página do Pinterest



Comentários