Um material, fácil de fazer, que abre a porta a um sem fim de brincadeiras.
E tem ainda a vantagem de ser de baixo custo e durar imenso tempo (quando digo imenso tempo, quero dizer, mais de 1 ano!).
As utilizações e brincadeiras são infindáveis:
- esconder objetos,
- usar como local de construção / escavação,
- usar as cores para colorir um desenho,
- fazer cenários e small worlds,
- simplesmente mergulhar lá as mãos e os pés (é bastante relaxante, devo dizer-vos).
- etc, etc, etc
É uma das minhas brincadeiras sensoriais preferidas!
No final da brincadeira, guarda-se num saco com fecho hermético e pode usar-se uma e outra vez.
Eu costumava ficar deslumbrada a olhar para as fotografias de arroz colorido, sempre a achar que nunca ia conseguir fazer e que de certeza que era mesmo difícil de conseguir aquelas cores vibrantes. Até que experimentei fazer e percebi que é mesmo tão fácil como dizem!
MATERIAL
- arroz (qualquer um, é uma excelente forma de aproveitar arroz fora da validade, ou aquele que veio errado do supermercado, por exemplo)
- corante alimentar (eu uso sempre uns que compro numa loja de artigos para confeção e decoração de bolos, como por exemplo este, porque fica muito mais barato do que os que se compra nos hipermercados)
- vinagre (serve para fixar melhor a cor e fazer render mais o corante; é possível fazer sem este ingrediente, mas, para as mesmas cores, é preciso muito mais corante; habitualmente, uso o de limpeza porque não gosto do cheiro do vinagre de cozinha e os meus Filhos já não põem este tipo de coisas na boca)
- recipiente ou saco com fecho hermético
COMO FAZER
1. colocar o arroz no recipiente (para a quantidade de arroz da imagem, usei 500 g para cada cor)
2. acrescentar umas gotas de corante e duas colheres de sopa de vinagre (normalmente uso as cores primárias, vermelho, amarelo e azul, e as suas combinações para as outras três: vermelho + amarelo = laranja, amarelo + azul = verde, azul + vermelho = roxo)
3. abanar bem, para espalhar o corante com o vinagre pelo arroz todo. Se quisermos que a cor fique mais forte, é só repetir o passo 2
4. espalhar o arroz num tabuleiro e deixar secar algum tempo (dependendo de quão molhado o arroz ficou)
5. está pronto a brincar!
Algumas considerações importantes:
- se não quiserem que as cores fiquem misturadas, não as ofereçam em simultâneo para a criança brincar, porque é, simplesmente, irresistível
- o arroz vai acabar espalhado pelo chão. Eu costumo guardar o que fica no tabuleiro de brincadeira ou em cima da mesa e varrer para o lixo o que cai no chão. Ainda assim, é uma bagunça relativamente fácil de limpar 😉
Com este tabuleiro, estiveram a brincar aos paleontólogos, com dinossauros escondidos no arroz, que eles tinham que encontrar e identificar, tendo em conta os cartões de dinossauros que lhes fiz no ano passado, e que também já vos disponibilizei aqui (se gostarem dos nossos kits digitais, não deixem de consultar esta página, onde estão todos os kits que já vos disponibilizei).
Comentários