Como se faz Arroz Colorido?

arroz colorido, organizado pela ordem das cores do arco-íris


Um material, fácil de fazer, que abre a porta a um sem fim de brincadeiras.

E tem ainda a vantagem de ser de baixo custo e durar imenso tempo (quando digo imenso tempo, quero dizer, mais de 1 ano!).

As utilizações e brincadeiras são infindáveis:

  • esconder objetos, 
  • usar como local de construção / escavação,
  • usar as cores para colorir um desenho, 
  • fazer cenários e small worlds, 
  • simplesmente mergulhar lá as mãos e os pés (é bastante relaxante, devo dizer-vos). 
  • etc, etc, etc 


É uma das minhas brincadeiras sensoriais preferidas!

No final da brincadeira, guarda-se num saco com fecho hermético e pode usar-se uma e outra vez.

Eu costumava ficar deslumbrada a olhar para as fotografias de arroz colorido, sempre a achar que nunca ia conseguir fazer e que de certeza que era mesmo difícil de conseguir aquelas cores vibrantes. Até que experimentei fazer e percebi que é mesmo tão fácil como dizem!


MATERIAL

- arroz (qualquer um, é uma excelente forma de aproveitar arroz fora da validade, ou aquele que veio errado do supermercado, por exemplo)

- corante alimentar (eu uso sempre uns que compro numa loja de artigos para confeção e decoração de bolos, como por exemplo este, porque fica muito mais barato do que os que se compra nos hipermercados)

- vinagre (serve para fixar melhor a cor e fazer render mais o corante; é possível fazer sem este ingrediente, mas, para as mesmas cores, é preciso muito mais corante; habitualmente, uso o de limpeza porque não gosto do cheiro do vinagre de cozinha e os meus Filhos já não põem este tipo de coisas na boca)

- recipiente ou saco com fecho hermético


COMO FAZER

1. colocar o arroz no recipiente (para a quantidade de arroz da imagem, usei 500 g para cada cor)

2. acrescentar umas gotas de corante e duas colheres de sopa de vinagre (normalmente uso as cores primárias, vermelho, amarelo e azul, e as suas combinações para as outras três: vermelho + amarelo = laranja, amarelo + azul = verde, azul + vermelho = roxo)

3. abanar bem, para espalhar o corante com o vinagre pelo arroz todo. Se quisermos que a cor fique mais forte, é só repetir o passo 2

4. espalhar o arroz num tabuleiro e deixar secar algum tempo (dependendo de quão molhado o arroz ficou)

5. está pronto a brincar!


Algumas considerações importantes: 

- se não quiserem que as cores fiquem misturadas, não as ofereçam em simultâneo para a criança brincar, porque é, simplesmente, irresistível

- o arroz vai acabar espalhado pelo chão. Eu costumo guardar o que fica no tabuleiro de brincadeira ou em cima da mesa e varrer para o lixo o que cai no chão. Ainda assim, é uma bagunça relativamente fácil de limpar 😉


Com este tabuleiro, estiveram a brincar aos paleontólogos, com dinossauros escondidos no arroz, que eles tinham que encontrar e identificar, tendo em conta os cartões de dinossauros que lhes fiz no ano passado, e que também já vos disponibilizei aqui (se gostarem dos nossos kits digitais, não deixem de consultar esta página, onde estão todos os kits que já vos disponibilizei).









Se tiverem ficado com alguma dúvida, podem ver o tutorial que coloquei no nosso Instagram






Ovos de dinossauro DIYFósseis de Dinossauro em massa de sal

Experiência do vulcão, com uma montanha muito fácil de fazerGrupo de Facebook dedicado a atividades com crianças




link para a página de facebooklink para a página de Instagramlink para a página do Pinterest





Comentários