Parque Temático Molinológico


O bom tempo está mesmo a convidar para passeios ao ar livre e para inaugurar a época dos picnics 😉.


Situado em Oliveira de Azeméis, mais precisamente na freguesia de Ul (GPS: N 40º48'52.51" W 8º29'48.77"), o Parque Temático Molinológico, reúne todos os requisitos para umas horas nem passadas.

Criado com o objetivo de preservar, dinamizar e divulgar a moagem de cereais nos moinhos de água do concelho de Oliveira de Azeméis e a panificação das típicas Padas de Ul, que se afirmaram como as atividades económicas que, desde o século XVIII, sustentaram esta região deixando um legado sócio-cultural que persiste na atualidade.

A grande maioria dos moínhos deste parque é ainda propriedade dos moleiros e seus descendentes, tendo sido feito um esforço para que estes fossem alvo da requalificação que permitisse apresentar um perímetro com a coerência necessária para evidenciar o valor patrimonial e cultural destes equipamentos. 

As características únicas deste espaço, com a presença de dois rios que se irão unir, fazem com que a paisagem dos percursos pedonais seja muito bonita, apesar de não ser muito fácil de fazer com carrinhos de passeio. Mas, como temos sempre a possibilidade de voltar para trás, vale a pena fazer, nem que seja apenas uma pequena parte do caminho. 

O Núcleo Museológico do Moínho e do Pão é muito interessante e mostra-nos como funcionavam os Moínhos e como era feito o pão no decorrer dos tempos. Para garantirem que conseguem fazer a visita completa, não deixem de ligar para lá antes da vossa visita, porque há alturas em que é necessário fazer a marcação prévia (telefones: 256 683 170 | 925 661 458). 

Se tiverem visitantes tão curiosos e com vontade de pôr as mãos na massa (ou na farinha!), como nós, não se esqueçam de levar uma muda de roupa para o fim de visita... 






























→ Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga
Museu do Brincar
Salinas de Aveiro
 #PasseioseViagens com crianças, o nosso grupo no Facebook








link para a página de facebooklink para a página de Instagramlink para a página do Pinterest

Comentários