Semana Mundial do Aleitamento Materno | 4 a 10 de Outubro



Apesar de, mundialmente, a Semana Mundial do Aleitamento Materno ser a 1ª de Agosto, em Portugal e na Europa, é assinalada na 41ª semana do ano, o que este ano significa que será entre 4 e 10 de Outubro, com o slogan "Apoie o aleitamento materno, por um planeta saudável".


Quem me acompanha há mais tempo, sabe que a promoção do aleitamento materno é um tema que me diz muito!


Fundamentalmente, acredito que todas as Famílias devem ter as ferramentas que lhes permitam decidir se querem amamentar e até quando! A OMS (Organização Mundial de Saúde) preconiza que o aleitamento materno deve ser exclusivo até aos 6 meses (e manter-se, pelo menos até aos 2 anos em simultâneo com a alimentação complementar).


Para que as Famílias possam seguir estas orientações, é fundamental que tenham acesso a informação e ao acompanhamento adequado, mas também que existam condições para que a amamentação exclusiva se possa manter. Para isso, é urgente alargar a licença parental inicial, porque isso vai permitir que a amamentação exclusiva não seja terminada precocemente por causa do regresso ao trabalho da Mãe. Esta é uma decisão que cabe à Família e não à Sociedade! Por isso me tenho batido tanto pelo alargamento desta licença, que é, aliás, umas das recomendações do relatório da Iniciativa Mundial sobre Tendências do Aleitamento Materno, que diz que Portugal deveria prolongar a licença paga até aos 6 meses, para, desta forma, apoiar a amamentação exclusiva dos bebés, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde.


Em 2016, no seguimento das conclusões deste relatório, levei uma petição à Assembleia da República com esse propósito, que apesar de ter tido algumas propostas de alteração à lei, estas acabaram por ser rejeitadas quando foram a votação (podem ler aqui a sensação com que fiquei na altura).


Passado algum tempo, juntamente com as pessoas que me acompanharam na defesa da petição, lançámos uma Iniciativa Legislativa do Cidadão, com o objetivo de levar ao Parlamento uma proposta que não tivesse um cunho político. Precisamos de 20.000 assinaturas (faltam menos de 5.000)!


Para celebrar esta Semana Mundial do Aleitamento Materno, juntem-se a nós, assinem e partilhem a iniciativa legislativa do cidadão aqui: https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=por6mesesdelicenca (ou, se preferirem, têm outras alternativas de assinatura, que podem consultar aqui)


Posso contar convosco?









link para a página de facebooklink para a página de Instagramlink para a página do Pinterest


Comentários