Rede Ciência Viva | Desconfinamento com Crianças #1

Pavilhão do Conhecimento


Já tinha saudades de escrever sobre passeios com crianças!

Vocês sabem que nós somos muito fãs dos Circuitos Ciência Viva e que já visitámos muitos dos seus Centros. Por isso mesmo, fez sentido, começar esta série de sugestões de "desconfinamento com crianças" por aqui. Habitualmente, eu só escrevo sobre sítios onde nós já estivemos, experiências e sugestões nossas. Estas novas sugestões, apesar de serem sobre sítios onde nós já estivemos, não serão, necessariamente, visitas recentes, mas sim sobre sítios que nos cativaram e que estão agora a reabrir as suas portas. Procuraremos sempre informação atualizada e tão detalhada quanto possível do impacto das atuais restrições no normal funcionamento dos sítios e, sempre que nos parecer que seria um passeio que poderíamos fazer com os nossos Filhos, podemos fazer uma sugestão.

Sobre alguns dos Centros da Rede Ciência Viva já falámos aqui no blog, outros já visitámos, mas ainda não escrevemos sobre eles (agora que vejo isto com atenção, temos imenso para escrever - no último ano e meio isto andou muito morno nas partilhas dos passeios que fomos fazendo, mas hei-de recuperar tudo o que tenho para partilhar convosco...). No nosso Instagram e Facebook (já nos acompanham, por lá?) fomos sempre partilhando essas visitas e podemos dizer que gostámos deles todos.

São 21 centros que fazem parte desta rede (e nós já visitámos 10 deles!). Uma das perguntas que o Miguel me foi fazendo ao longo deste tempo de confinamento foi quando é que podemos regressar à Galeria da Biodiversidade (no Porto). Já para não falar na vontade imensa que ele tem de voltar ao Pavilhão do Conhecimento (onde já foi há quase 3 anos, e ainda se lembra!)...

As boas notícias são que os centros vão reabrir esta semana!
Eu ainda não lhe contei, mas sei que ele vai querer ir lá assim que conseguirmos.

Se estiverem a planear visitar algum dos Centros Ciência Viva, recomendo-vos que visitem o respetivo site, porque alguns deles estão a adotar a política de só receber visitantes por marcação, enquanto outros apesar de terem essa possibilidade, também permitem visitantes que não tenham marcado e outros ainda não estão a receber marcações. Mas todos estão a seguir as recomendações das autoridades de saúde, por isso, o melhor mesmo é verificar antes de ir.

Por exemplo, o Pavilhão do Conhecimento recomenda o agendamento, que pode ser feito aqui, mas mantém a possibilidade de os visitantes entrarem sem marcação, desde que a capacidade do espaço o permita. Aqui, as máscaras só são obrigatórias para crianças a partir dos 10 anos e foram definidos circuitos de entrada (Piso 1, pela rampa, junto à bilheteira) e saída (Piso 0, junto à loja) dos visitantes, para permitir uma maior fluidez de circulação. Além disso, é pedida que seja mantida uma distância de segurança de 2 metros entre visitantes. Esta, e outras medidas e informações, podem ser vistas aqui.

Para o dia de abertura (1 de Junho), o Pavilhão do Conhecimento tem entrada gratuita para as crianças até aos 11 anos e muitas atividades planeadas (maioritariamente no exterior).

Se estivéssemos mais perto, esta seria uma boa oportunidade de fazermos o tão desejado regresso, apesar de a "casa inacabada" se encontrar temporariamente fechada, nesta altura!

Se forem lá, divirtam-se muito e contem-me o que acharam 😊.







A nossa visita ao Exploratório de Coimbra em Maio de 2018A nossa visita ao Planetário do Porto em Janeiro de 2018

A nossa visita à Galeria da Biodiversidade em Dezembro de 2017O nosso grupo, sobre passeios e viagens com crianças, no Facebook








link para a página de facebooklink para a página de Instagramlink para a página do Pinterest






Comentários

Pires disse…
Bom dia,

No Planetário do Porto – Centro Ciência Viva reabrimos no dia 1 de junho com um programa especial para o dia da criança com entrada grátis, mas sujeita a inscrição prévia.
No arranque implementamos medidas de segurança para além do que é imposto pela DGS. Não podendo ser exaustivo, reduzimos a lotação do Planetário de 95 para 18 lugares (garantindo 2m de distância entre pessoas), as cadeiras são limpas entre cada sessão, as mascaras são obrigatórias e pedimos para os visitantes lavarem as mãos ou usarem gel.
Pode ver a nossa programação em
http://planetario.up.pt/pt/planear/horarios

Com os melhores cumprimentos,

Alguma dúvida pode contatar: geral@planetario.up.pt