Poções Mágicas - nova versão

Nova versão das nossas poções mágicas



A experiência das Poções Mágicas é, provavelmente, a que já fizemos mais vezes. É, seguramente, a que já fiz com mais crianças (sem exagerar, com centenas de crianças). E continua a fazer sucesso!

Por isso mesmo, foi, sem hesitar, uma das minhas escolhas para o nosso #desafioGoBabyGoblog do Dia Mundial da Criança (eu também gosto tanto dela, que não perco uma oportunidade para a fazer 💙💛💗).

Mas, como a fizemos há pouco tempo (quer dizer, na verdade, temos feito algumas vezes, porque o sal colorido tem estado à disposição deles), decidi fazer um upgrade.

Quando o Miguel viu que tinha mais ingredientes do que nas nossas receitas, disse logo que precisávamos de receitas novas 😂😂😂. Então eu atualizei as receitas e fiz-lhes uma folha de registo, digna de verdadeiros cientistas! (Podem fazer download das receitas aqui, e da folha de registo aqui).


MATERIAL

- sal grosso
- corantes nas cores primárias (vermelho, amarelo e azul)
- bicarbonato de sódio
- água
- vinagre
- receitas das poções


COMO FAZER

1. Colorir o sal grosso com o corante. Costumo usar sacos de congelação (daqueles com fecho, que depois uso para guardar o sal que sobrar), umas gotas de corante. Abanar bem. Deixar secar um pouco.

2. As nossas receitas agrupam sempre duas cores primárias (para aproveitarmos e aprendermos as cores primárias e secundárias), mas a transformação de cores obtém-se sempre que se misturar duas cores diferentes.

3. Para fazermos como os cientistas, decidimos experimentar formas diferentes de misturar os nossos ingredientes, para ver se obtínhamos o mesmo resultado. Fizemos 4 misturas: i) duas cores com água; ii) as mesmas duas cores com vinagre; iii) as mesmas duas cores com bicarbonato de sódio e água; iv) as mesmas duas cores com bicarbonato de sódio, água e vinagre.

4. Depois experimentámos com os outros conjuntos de cores e chegámos à conclusão que era a mistura do bicarbonato de sódio e do vinagre que dava um resultado diferente.


A efervescência do bicarbonato de sódio com o vinagre fez as delícias deles, claro 🧪

Qual das versões das nossas poções mágicas vocês preferem?














Experiência da água que vai de um copo para o outro através de papel de cozinha      O tradicional vulcão, com uma montanha fácil de fazer

compilação de 12 atividades que se podem fazer em casaGrupo no Facebook sobre atividades para crianças



link para a página de facebooklink para a página de Instagramlink para a página do Pinterest

Comentários