O Monstro das Cores | Como te sentes hoje?


Atividade para a criança mostrar como se sente hoje


Os dias que estamos a viver são intensos a vários níveis. Gerir as nossas emoções, neste contexto, nem sempre é fácil! E se isso é verdade para nós, adultos, para as crianças pode ser ainda mais difícil. Se pensarmos que, sem saberem bem porquê, de repente viram as suas rotinas completamente alteradas; que nem todas as Famílias terão a possibilidade de abrandar e de apreciar mais o tempo que passam juntas; que muitas delas se vêem a braços com a conciliação do teletrabalho com a telescola (ou com cuidar de crianças em idade pré-escolar, ou com ambas as opções!), percebemos que as emoções de todos andam à flor da pele!

Com base no livro "O Monstro das Cores", do Infantário do Rodrigo, esta semana, desafiaram-nos a construir o nosso monstro. Já, em tempos, fizemos uma atividade assente neste livro, na altura, para ajudar o Miguel a compreender cada uma das emoções. Agora, achei que era a altura ideal para voltar a fazer uma atividade, desta vez com o Rodrigo. A ideia é que este seja o mote para que ele, a cada momento, possa mostrar como se sente e possamos falar sobre isso, livremente.

E é mesmo muito simples de fazer!


MATERIAL

- rolos de papel higiénico (nós tínhamos de diferentes tamanhos, por isso, escolhemos 1 mais fino e 3 mais largos; mas também se pode usar 1 rolo de papel higiénico e 1 de rolo de cozinha)
- tintas e pincéis
- base de cartão (opcional - serve apenas para ter onde apoiar tudo)


COMO FAZER

1. Desenhar o Monstro das Cores no rolo mais fino

2. Cortar os outros 3 rolos ao meio (ou dividir o rolo do papel de cozinha para obter 6 emoções)

3. Pintar os rolos de cada uma das cores que tem no livro: amarelo (alegria), azul (tristeza), vermelho (raiva), preto (medo), verde (calma) e cor de rosa (que o Rodrigo disse que era do amor)

4. Se usarem a base em cartão, marquem o círculo com base no rolo do Monstro das Cores e cortem. Encaixem aí o rolo e, depois, é só pôr e tirar o rolo com a emoção pretendida.


Já têm o pretexto ideal para pôr as crianças a falar sobre os seus sentimentos :)








como fazer um Frasco das MemóriasAtividade dos frascos do Monstro das Cores
Experiência para incentivas as crianças a lavar bem as mãosGrupo no Facebook de partilha de atividades



link para a página de facebooklink para a página de Instagramlink para a página do Pinterest






Comentários