O Monstro das Cores | Atividade e Giveaway



"O Monstro das Cores", da editora Nuvem de Letras, é um livro brilhante, que ajuda as crianças a identificar algumas emoções, a descrevê-las, de uma forma que é quase tangível, para os mais pequenos. É um livro que todas as Famílias deviam ter (leiam até ao fim, para saber como podem habilitar-se a ganhar um 📚)!

Hoje, decidimos fazer uma atividade, baseada no livro, que foi uma ideia do Miguel, na primeira vez que o lemos: os nossos frascos das emoções 😍. À medida que íamos fazendo os frascos íamos falando das emoções, de como sabemos que estamos a sentir essas emoções, se gostamos ou não dessas emoções, etc. Claro que, desta vez, ainda fui muito eu a falar e ele a concordar. Mas espero continuar a explorar esta atividade nos próximos tempos...

No livro fala-se de 6 emoções: a alegria, a tristeza, a raiva, o medo, a calma e o amor. Eu preparei 9 frascos para promover a reflexão sobre emoções diferentes das do livro. Quando estávamos quase a terminar, o Miguel ainda quis acrescentar mais uma! Ficámos com 10 frascos, desta vez.


MATERIAIS

- 10 frascos (usei uns que tinha de boiões de fruta, de vidro, que tinha guardado há imenso tempo; mas servem quaisquer uns, desde que sejam transparente)
- tampas coloridas (mais uma vez, as embalagens de fruta, que uso em viagem, e que guardo sempre)
- botões
- pompons
- palhinhas
- glitter colorido
- furador de flores e corações
- goma eva
- ferro de engomar
- fita adesiva dupla
- elásticos
- caneta para escrever em vidro


COMO FAZER

- acompanhando o livro, fomos procurando os materiais que tínhamos de cada cor e colocando em cada frasco. Ao mesmo tempo, íamos falando de cada emoção.
- em todos os frascos fizemos uma flor e corações em goma eva
- depois de ter as coisas todas que queríamos, acrescentámos o glitter
- tapámos os frascos, e colámos um quadrado de fita adesiva dupla
- para fazer as tampas coloridas, cortámos uns quadrados de goma eva, que passei a ferro (para ficar mais maleável) e colei nos frascos
- por cima da goma eva, pusemos um elástico e escrevi o nome da emoção com uma caneta dourada.



E já temos os nossos frascos, com 10 emoções (6 do livro e 4 escolhidas por nós): alegria, tristeza, raiva, medo, calma, amor, felicidade, bondade, confiança, paz 😍. Muitas possibilidades para continuar a exploração destas (e de outras emoções), para as conseguirmos identificar e, desta forma, aprender a geri-las!


📚😍 Para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil, juntámo-nos à editora Nuvem de Letras, e vamos oferecer um livro "O Monstro das Cores" 😍📚. Vejam no Facebook do blog como participar neste passatempo! Boa sorte a todos 🍀.














Acompanhem-nos também no Facebook, no Instagram, no Pinterest e subscrevam a newsletter do Blog.

Obrigada! 😍



Comentários