Lavar bem as mãos - a experiência



Vivemos dias difíceis!
Não estamos habituados a ficar muito tempo em casa, sem contactar com outras pessoas. Mas, nesta fase, é fundamental que todos cumpram a sua parte. Eu sei que parece que estamos num qualquer filme de ficção científica. E que a qualquer momento vamos acordar e contar a todos o sonho estranhíssimo que tivemos. Enquanto não acordamos, temos a difícil tarefa de ficar com as crianças em casa, de lhes explicar o que se está a passar, sem os alarmar, mas deixando-os com vontade de cooperar e de fazer o que está ao alcance deles.

Uma dessas coisas é lavar bem(!!!!) as mãos.
Não pode ser a correr, não pode ser só com água. Há dias vi esta experiência algures (e gostava muito de me lembrar onde, para vos poder dizer, mas a verdade é que não me lembro...).

O que me chamou a atenção, foi o contexto que foi dado (até porque a experiência em si, já tínhamos feito, há uns tempos, com canela).


MATERIAL

- giz em pó, de várias cores (usei os pedaços pequenos que vão sobrando de giz, coloquei dentro de um saco de plástico e martelei) - esta experiência também pode ser feita com canela ou com pimenta em pó
- água
- detergente
- recipiente (de preferência branco ou transparente)

COMO FAZER

1. Encher o recipiente de água.

2. Despejar o giz em pó na água.

3. Mergulhar o dedo na água, sem detergente

4. Mergulhar o dedo na água, com detergente


O contexto é o que faz com que esta experiência seja muito útil, nesta altura. Por isso, disse-lhes que o giz em pó eram diferentes vírus, e que eles podiam escolher que vírus colocavam na sua tijela com água. Depois, quis mostrar-lhes a diferença que o detergente faz para afastar os vírus das mãos.

Acho que a mensagem passou, com uma conclusão a que eles próprios chegaram. A esta experiência juntei um jogo que também apareceu numa Story do Instagram: fazer uns desenhos nas costas das mãos, com esferográfica. Quando os desenhos desaparecerem, por eles lavarem bem as mãos, eles ganham 1 ponto 😊.







E vocês, como se estão a dar com o isolamento social?







link para a página de facebooklink para a página de Instagramlink para a página do Pinterest

Comentários