O Ciclo da Água



Cumprimos a primeira semana do nosso isolamento social.
Não se sabe quanto tempo vai durar (e essa incógnita faz parte da dificuldade em gerir tudo isto), mas desconfio que será bem mais do que os 15 dias do estado de emergência agora decretado.

Para já, a nossa maior dificuldade é gerir a vontade enorme que os pequenos têm de sair, de ir a um parque com outras crianças, de ir brincar na praia...

A nossa #horadocientista tem animado os nossos dias. Aproveitamos para explorar algum tema, como a importância de lavar as mãos com sabão, o que as plantas precisam para crescer, ou a mistura de cores primárias.

Ontem estivemos a falar do ciclo da água, enquanto estávamos no banho. Eles foram dizendo o que acontecia à água e como é que ela andava sempre a circular (créditos para as respetivas educadoras, que eles fizeram questão de dizer que foi com quem aprenderam tudo!). Por isso, lembrei-me de uma atividade com que me cruzei nas minhas pesquisas habituais...

Hoje pusemos mãos à obra!


MATERIAL

- saco de congelação com fecho hermético (se quiserem limpar as letras do saco, para fazer os desenhos, basta usar removedor de verniz, sem acetona)
- canetas de tinta permanente
- água quente (sem ser a ferver)
- fita cola

COMO FAZER

1. Desenhar no saco o Sol, uma nuvem, chuva a cair da nuvem e o mar/rio

2. Escrever "evaporação, condensação e precipitação" - incluí apenas o que eles me explicaram ontem

3. Colocar a água quente no saco e fechá-lo. Começa logo a ver-se a "condensação" (o saco a embaciar) e a "precipitação" (gotas de água a deslizar pelo saco)

4. Se tiverem uma janela com exposição solar, colem o saco na janela e a experiência irá repetir-se sozinha (esta parte ainda não verificámos, porque hoje esteve a chover; quando o Sol voltar logo vemos se funciona...)











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