Todos os anos, na escola deles, os Pais são convidados a ir fazer uma atividade na sala dos Filhos. A primeira vez, confesso, foi mais difícil planear uma atividade que desse para fazer com todos. É muito diferente fazer uma atividade com 1 ou 2, ou com 20...
Mas, é, sempre, um momento de que eu gosto muito. É uma possibilidade de nos envolvermos com os miúdos, de os conhecermos e de eles nos conhecerem melhor a nós. Venho sempre de lá com o coração cheio! 💗
Este ano, o convite foi feito para serem os Pais a escolher a altura do ano que quisessem fazer a atividade, por isso, no caso do Miguel, achei que seria giro ser no dia de lhe cantar os parabéns, na escola. Esta foi a 4ª vez que fizemos uma atividade com eles. E a diferença nos miúdos é enorme, claro. Estão crescidos, desenrascados, curiosos... Já disse crescidos?!
O Miguel lembra-se de termos feito atividades em anos anteriores, por isso, quando fizemos a experiência da Água Mágica, ele disse logo que os amigos da escola iam adorar esta atividade e que eu tinha que ir lá fazer com eles 😊.
E assim foi. Preparei a atividade, com um frasco para cada um, e decidi aproveitar a brincadeira para explorar um bocado mais a mistura das cores primárias. No fim, demos um envelope a cada um, com pompons com as cores primárias e secundárias, para eles mostrarem em casa o que tinham aprendido na escola 😍.
Mais uma vez, divertimo-nos imenso e eles fizeram-me prometer que lá voltava com mais experiências... Ai o peso da responsabilidade...
MATERIAL
- frascos de tampa larga
- corantes alimentares (azul, amarelo e vermelho - sim, eu sei que não são exatamente as cores primárias, mas é o mais próximo que tenho 😉)
- água
- tigelas para misturar as cores
- pompons com as cores primárias e secundárias
- molas da roupa em madeira
- cola quente
COMO FAZER
👉 preparação em casa:
- 7 frascos de cada cor primária (eles são 19, mas como queria que todos tivessem possibilidade de experimentar a mistura, fiz a mais): colocar uma gota de corante na tampa, espalhar com uma cotonete ou pedaço de papel de cozinha e deixar escorrer um pouco
- molas com os pompons: para cada conjunto de cores secundárias são necessárias 9 molas e 9 pompons (1 laranja, 1 roxa, 1 verde, 2 azuis, 2 amarelas e 2 vermelhas). Para colar, basta um bocadinho de cola quente
- para levarem para casa, nuns envelopes pequenos desenhei 3 círculos, e incluí um pompom de cada cor.
👉 realização na escola:
- dos 19, só estavam 15. Dividimo-los em 3 grupos mais pequenos para terem as tigelas para misturar as cores primárias mais perto deles
- na sala, enchi os frascos com água (cerca de 3/4), verificando que a água ficava transparente (só um ou dois é que precisei de lavar, mas não foi preciso acrescentar corante em nenhum deles) e pusemos no centro de cada mesa (com o cuidado de pôr em casa mesa as 3 cores primárias)
- cada um pegou num frasco e, quando lhes dissemos, agitaram-no. A carinha deles a ver a água a mudar de cor foi impagável, mesmo 😍😍😍.
- a seguir, em cada mesa, colocámos 3 tigelas, cada uma delas com um mola de uma cor secundária, para ver se eles sabiam como chegar àquelas cores misturando duas das cores que tinham na mesa (tivemos que acrescentar um frasco em cada mesa)
- eles lá conversaram entre eles e decidiram como iam misturar as cores (às vezes acertavam no resultado e outras não - então trocávamos as molas)
- depois de todas as cores secundárias preparadas, coloquei as molas com as cores primárias (duas de cada) na mesa, para eles prenderem nas tigelas quais tinham sido as cores primárias que tinham dado origem àquela cor secundária
Desde a "magia" da água transparente a mudar de cor, até à da criação de cores novas, os olhinhos deles brilhavam de entusiasmo. É isto que é maravilhoso nestas idades: a alegria de aprender, de experimentar as coisas, de testar e ver o resultado que obtém. Simplesmente lindo! 💕💕
Agora tenho que pensar em mais experiências "mágicas". Para ir à sala do Rodrigo e para regressar à do Miguel. Alguém tem sugestões?
→ Cesto de Storytelling (sala 4)
→ Flutua ou Não Flutua (sala 3)
→ A Mamã e o Papá também vão à escola (sala 2)
→ #AtividadeseIdeiasCriativas para Crianças (grupo no Facebook)
→ Flutua ou Não Flutua (sala 3)
→ A Mamã e o Papá também vão à escola (sala 2)
→ #AtividadeseIdeiasCriativas para Crianças (grupo no Facebook)
Comentários