Na escola do Miguel, todos os anos, é lançado o desafio aos Pais, para irem à sala dos Filhotes fazer uma atividade com todos. No ano passado fomos, e os miúdos adoraram! O Miguel nós já estávamos à espera que gostasse, mas foi muito giro ver que os amiguinhos dele também gostaram. A partir daí, sempre que ia buscar o Miguel, eles vinham todos cumprimentar, mostrar brinquedos e, as meninas, a roupa gira que traziam 😍.
Este ano, uma vez que o tema da sala é "Despertar para a Ciência", decidimos fazer uma atividade que lhes permitisse formular uma hipótese, testá-la e verificar se a hipótese estava, ou não, certa 😊. Com uma pequena ajuda da Tia Sara, que é educadora de infância, chegámos à ideia de testar, com eles, se alguns objetos flutuam, ou não. A educadora dele gostou da ideia, e até ajudou com um livro muito giro sobre o tema.
E, assim, ficámos com uma atividade simples e que também podemos fazer em casa (talvez possa ser, até, uma boa ajuda para aqueles dias em que reclamam para ir para o banho), na praia, no jardim, ...
A julgar pela reação do Miguel e dos colegas dele, a atividade está aprovadíssima 😍!
Foi um sucesso: todos quiseram formular a hipótese do flutua ou não flutua e, claro, todos quiseram testá-la. A parte da verificação da hipótese formulada foi mais difícil, porque, nessa altura, eles já só queriam chapinhar na água 😂...
Eu gosto muito destas atividades na escola. Sei que muitas vezes é complicado, por causa do trabalho, mas vale muito a pena! Os nossos Filhos adoram ter-nos na escola (depois disso o Miguel já perguntou imensas vezes quando vamos lá fazer outra atividade...). Mas também é interessante conhecer melhor os coleguinhas e ver um bocadinho das rotinas deles e da forma como interagem com a educadora e a auxiliar. Notei uma grande diferença nos miúdos todos, desde a atividade do ano passado: estavam mais confiantes, e mesmo os mais tímidos, desta vez, participaram e interessaram-se pelo que estávamos a fazer. Claro que o facto de terem uma bacia cheia de água no meio da sala deles, ajudou muito 😉!
MATERIAL
- 10 objetos que flutuam (nós escolhemos: peça de lego, palhinha, bola de borracha, rolha, Panda, copo de plástico, embalagem de iogurte vazia, folha, colher plástica, banana)
- 10 objetos que não flutuam (massinha crua, cenoura, bola saltitona, carrinho, sabonete, mola, Mickey, chave, colher, pedra)
- alguidar grande
- água
- goma eva verde, vermelha e cor de laranja (para fazer o visto, a cruz e o ponto de interrogação)
COMO FAZER
Começar por perguntar aos miúdos se acham que cada um dos objetos flutua, não flutua, ou não se conseguem decidir e colocar em três zonas (visto verde, cruz vermelha e ponto de interrogação cor de laranja).
Testar cada objeto (cada um testa um objeto) e verificar se está, ou não, no grupo certo.
Responder às mil e uma perguntas que eles vão fazer sobre o assunto 😂
Este ano, uma vez que o tema da sala é "Despertar para a Ciência", decidimos fazer uma atividade que lhes permitisse formular uma hipótese, testá-la e verificar se a hipótese estava, ou não, certa 😊. Com uma pequena ajuda da Tia Sara, que é educadora de infância, chegámos à ideia de testar, com eles, se alguns objetos flutuam, ou não. A educadora dele gostou da ideia, e até ajudou com um livro muito giro sobre o tema.
E, assim, ficámos com uma atividade simples e que também podemos fazer em casa (talvez possa ser, até, uma boa ajuda para aqueles dias em que reclamam para ir para o banho), na praia, no jardim, ...
Da mesma coleção tem também outros livros de experiências interessantes
A julgar pela reação do Miguel e dos colegas dele, a atividade está aprovadíssima 😍!
Foi um sucesso: todos quiseram formular a hipótese do flutua ou não flutua e, claro, todos quiseram testá-la. A parte da verificação da hipótese formulada foi mais difícil, porque, nessa altura, eles já só queriam chapinhar na água 😂...
Eu gosto muito destas atividades na escola. Sei que muitas vezes é complicado, por causa do trabalho, mas vale muito a pena! Os nossos Filhos adoram ter-nos na escola (depois disso o Miguel já perguntou imensas vezes quando vamos lá fazer outra atividade...). Mas também é interessante conhecer melhor os coleguinhas e ver um bocadinho das rotinas deles e da forma como interagem com a educadora e a auxiliar. Notei uma grande diferença nos miúdos todos, desde a atividade do ano passado: estavam mais confiantes, e mesmo os mais tímidos, desta vez, participaram e interessaram-se pelo que estávamos a fazer. Claro que o facto de terem uma bacia cheia de água no meio da sala deles, ajudou muito 😉!
MATERIAL
- 10 objetos que flutuam (nós escolhemos: peça de lego, palhinha, bola de borracha, rolha, Panda, copo de plástico, embalagem de iogurte vazia, folha, colher plástica, banana)
- 10 objetos que não flutuam (massinha crua, cenoura, bola saltitona, carrinho, sabonete, mola, Mickey, chave, colher, pedra)
- alguidar grande
- água
- goma eva verde, vermelha e cor de laranja (para fazer o visto, a cruz e o ponto de interrogação)
O nosso material
COMO FAZER
Começar por perguntar aos miúdos se acham que cada um dos objetos flutua, não flutua, ou não se conseguem decidir e colocar em três zonas (visto verde, cruz vermelha e ponto de interrogação cor de laranja).
Testar cada objeto (cada um testa um objeto) e verificar se está, ou não, no grupo certo.
Responder às mil e uma perguntas que eles vão fazer sobre o assunto 😂
Comentários