Cesto de Storytelling

Os objetos que usámos (e uma mãozinha preocupada que o autocarro ficasse esquecido na escola...)


Uma das minhas atividades preferidas, na escola dos miúdos, é a semana aberta aos Pais. Nesta semana, somos convidados a fazer uma atividade com todas as crianças da sala dos nossos Filhos.

É um momento delicioso, em que podemos fazer parte da sala, podemos sentar-nos no chão a brincar com eles, podemos interagir com todos os colegas dos nossos Filhos. É verdade que podemos fazê-lo em qualquer altura do ano (e as educadoras deles têm sempre as portas abertas para nos receber!). Mas acho uma excelente ideia que haja esta semana, como que um reminder, para não deixarmos fugir a oportunidade de participar.

Com o Miguel, já foi a terceira atividade que fizemos. Tentamos sempre que seja uma coisa que os nossos pequenos gostem, que costumemos fazer com eles. No primeiro ano (na sala dos 2 anos) fizemos um desenho colaborativo. O Miguel gostava muito, na altura, que nós desenhássemos para ele, o que ele nos pedia, então decidimos fazer isso com o grupo. No segundo ano (na sala dos 3 anos) fizemos uma experiência, com água, que os transformou em verdadeiros cientistas!

Este ano decidimos levar para a sala um hábito que nós temos de inventar histórias. Todas as noites (pelo menos, antes de dormir), há uma história, que às vezes é lida e às vezes é inventada. Nas histórias inventadas temos imensas versões: às vezes simplesmente inventamos, às vezes usamos cartões de storytelling, às vezes o jogo Rebenta a Bolha, do Papá... A criatividade é sempre muita!

E o storytelling, não é mais do que contar uma história (que pode ser improvisada, ou não). Como não sabíamos se os colegas do Miguel estavam habituados a inventar histórias (e como queríamos que eles participassem na criação da história), decidimos levar alguns objetos que pudessem ser personagens na nossa história...


MATERIAL

- 1 objeto por cada criança, pelo menos (nós levámos: um avião de lego, uma vaca, um martelo de S. João, um estetoscópio de brincar, uma mantinha, uma bola pequena, um patinho de borracha, um mini globo terrestre, a chave mágica da loja da Disney, um leão, um pastel de nata de brincar, um autocarro da escola, uma colher de pau, uma locomotiva, uma banana de brincar, o livro dos 3 porquinhos, um xilofone, uma chave de fenda de brincar, um Rei fantoche, um pão de brincar, uma torre Eiffel, uma abelha)
- 1 cesto para guardar tudo


COMO FAZER

- dizer às crianças que vamos contar uma história, e que eles vão ajudar
- que cada um vai tirar um objeto e que vão inventar como é que esse objeto entra na história
- e nós estamos lá para ajudar
- depois é só deixar fluir


É claro que muitos deles, apesar de estarem aos saltinhos para vir escolher o objeto, depois ficavam cheios de vergonha e já não diziam nada. Outros lá iam dizendo, ou pelo menos escolhendo entre as opções que dávamos. E outros continuavam a história com o objeto que lhes tinham escolhido e com mais um monte de personagens que entretanto se lembravam! (Se tiverem curiosidade, a nossa história ficou assim 😍).

No fim, todos se divertiram e, no dia seguinte, já me perguntaram quando ia lá para contarmos outra história 😍😍😍




 #AtividadeseIdeiasCriativas


Se quiserem estar sempre a par de todas as dicas, sugestões e novidades, sigam a página de Facebook, o Instagram ou, subscrevam o Blog (no canto superior direito).


Comentários