O tempo (de qualidade?!) em Família



"Ohana significa família. Família significa que ninguém é deixado para trás ... ou esquecido."
- Lilo & Stitch (Disney, 2002)

Hoje celebra-se o Dia Internacional da Família. Um dia instituído, pelas Nações Unidas, para reforçar a importância fundamental que a Família tem na Sociedade, a prioridade que deve ser nas nossas vidas.


Hoje é o dia que todos se juntam na afirmação de que a Família deve ser respeitada, incentivada, preservada. Hoje é o dia de dizer que o tempo em Família é precioso, que devemos valorizar a nossa acima de tudo e de todos. Hoje será também um bom dia para referir que a taxa de natalidade continua a descer, como se de uma fatalidade se tratasse sobre a qual nada podemos fazer. Hoje é o dia de agradecer a Família que temos, e querer fazer alguma coisa especial com ela.

Mas, hoje é dia de semana!
Por isso, e como na maioria dos dias de semana, hoje é dia de acordar cedo, preparar as crianças para ir para a escola, ir trabalhar, ir buscar as crianças à escola, ir para casa, preparar o jantar, dar banho às crianças, jantar, preparar para ir dormir, ler uma história e dormir. Façamos as contas: um dia tem 24h. Pelo menos, 8 dessas horas são de trabalho (mais 1h de almoço). Se, de manhã, conseguirmos acordar, tomar pequeno almoço e ter tudo pronto para sair de casa em 1h e demorarmos 1h a sair de casa, deixar as crianças na escola e chegar ao trabalho, de manhã e outra hora a sair do trabalho, ir à escola buscar as crianças e chegar a casa, temos um total de 12h. Sobram 12h. 10 dessas horas (pelo menos) são para as crianças dormirem. Por isso temos 2h para fazer o jantar, dar banhos, jantar, preparar para ir para a cama, ler uma história antes de ir dormir, e adormecer as crianças. Com sorte, depois de tudo isto, talvez, sobre meia horita para nos sentarmos no chão a brincar com os nossos Filhos. Talvez sobre um bocadinho de tempo (e energia) para desfrutarmos da companhia uns dos outros, relaxados, sem ter um cronómetro por perto. Talvez consigamos passar algum tempo de qualidade (?!?!?) juntos. Talvez possamos, então, celebrar o tal Dia Internacional da Família...

Ou, se calhar, podemos deixar a celebração para o fim de semana...







 Mamã, qual é o teu trabalho?
 O meu Filho está doente. E agora?
 Bloga8 | [trabalho e família] As férias escolares: sonho ou pesadelo?
 #TrabalhoeFamília, no LinkedIn




Acompanhem-nos também no Facebook, no Instagram, no Pinterest e subscrevam a newsletter do Blog.

Obrigada! 😍

Comentários

Xica Maria disse…
2h com a família ás vezes não chega. Há sempre jantar para fazer entre outras coisas pelo meio... gostava de ter mais tempo livre!
Carina Pereira disse…
É mesmo isso! São 2h que, bem contadas, muitas vezes nem meia hora é :(