Parentalidade Positiva | a peça que faltava

Eu, sentada, a sorrir, com os meus Filhos, um de cada lado, a darem-me um beijo em cada face

"A mão que embala o berço é a mão que governa o Mundo."
- Abraham Lincoln

"E essa mão é a nossa!"
- Magda Gomes Dias


O Go Baby, Go! surgiu no deslumbramento do primeiro Filho, porque precisava de uma forma de exteriorizar e registar tudo o que se ia passando (a uma velocidade incrivelmente rápida), naquela nova etapa da minha vida. Talvez, a etapa que eu queria que ficasse melhor gravada na minha memória…

Aos poucos, o propósito do blog foi-se transformando. Deixou de estar tão focado na descoberta da minha maternidade. Começou a ser mais sobre partilha, sobre descomplicar a maternidade. Foi assim que passou a inspirar as Famílias a criar memórias felizes, através da partilha de passeios e viagens, de atividades e ideias criativas, para fazer com as crianças.


O meu percurso no tema da parentalidade positiva acabou por seguir um trajeto semelhante: começou focado em mim, enquanto Mãe e na forma como queria construir a minha relação com o(s) meu(s) Filho(s). Quando o Miguel nasceu, senti que o respeito mútuo tinha que ser a base da nossa relação. Queria que ele se sentisse sempre seguro, com liberdade para ser quem ele quisesse. Senti a necessidade de conhecer as etapas de desenvolvimento das crianças, para saber o que fazia sentido esperar, em cada momento, porque acredito que a gestão adequada das nossas expectativas é a chave para a Felicidade. Desde cedo me pareceu importante participar nas descobertas deles. Brincar é a forma como as crianças aprendem sobre o que as rodeia e poder fazer isso com elas é, para mim, uma excelente forma de alimentar relações com significado, que ficarão para a vida!


Quando descobri a parentalidade positiva (em particular o modelo da Magda Gomes Dias) percebi que, realmente, estava no caminho certo e que havia uma base científica para o que eu acreditava. Quis aprofundar conhecimentos, como Mãe em melhoria contínua! Comecei por ler os livros, frequentar um ou outro workshop e, mais tarde, a Certificação em Parentalidade e Educação Positiva. Daí a fazer o caminho que estou agora a fazer para poder apoiar outras Famílias a fazer estas descobertas também, foi um pequeno passo. Hoje, estou a frequentar a Formação Avançada em Orientação e Aconselhamento Parental, da Escola de Parentalidade Positiva, que me vai permitir passar a receber-vos e acolher-vos enquanto Pais, também em melhoria contínua.


No contexto desta formação, vou precisar da vossa ajuda!

Com uma metodologia muito prática, para colocarmos os conhecimentos teóricos em prática, é necessário fazer sessões de treino. Para isso, estou a recolher os dados de pais ou mães voluntários que se encontrem a vivenciar desafios no contexto familiar/parental.


✅ A sessão poderá ser online ou presencial (se for na área do Grande Porto) e terá a duração de cerca de 60 minutos; 

✅ Está sujeito ao valor de troca de 1€. 

✅ O número de sessões será determinado, ao longo do acompanhamento, conforme for necessário para a resolução do desafio trazido. 

✅ Para efeitos da minha avaliação, o áudio de uma das sessões poderá ser gravado (e servirá apenas para a formadora me dar feedback sobre a minha intervenção).


Para quem sentir que este acompanhamento pode ser útil para si e para a sua Família, preparei um breve questionário, que podem encontrar aqui e onde se podem inscrever como voluntários. 


Estou muito entusiasmada com tudo o que estamos a aprender e mal posso esperar para pôr "as mãos na massa" e começar a ajudar as Famílias. Posso contar com a vossa colaboração?





fotografia com parte da citação "A mão que embala o berço é a mão que governa o mundo. E essa mão é a nossa!"Criança a dobrar meias
Dois irmãos, num plano aproximado, onde se vê um a dar um beijo ao outro

círculo cor de laranja com a palavra Facebookcírculo cor de rosa com a palavra Instagramcírculo azul com a palavra Pinterest


Comentários