Parque Biológico de Gaia | Desconfinamento Responsável

Irmãos a dar um abraço carinhoso, no meio de um parque


Nós gostamos de passear! Gostamos de sair de casa, às vezes com um plano definido, outras nem por isso, e visitar sítios diferentes, sítios que já conhecemos, sítios de que gostamos.

O contexto atual obrigou-nos a ficar em casa. Apesar de termos a sorte de morar numa zona onde até temos possibilidade de fazer os famosos passeios higiénicos por sítios bonitos e diferentes, a verdade é que ir a algum lado, fora do nosso cenário habitual, nos faz muito falta!

Sendo certo que ainda não nos sentimos confortáveis para ir a todo o lado, quando voltou a ser possível circular, com a abertura de museus e parques, decidimos que íamos voltar a fazer alguns passeios. Para nos sentirmos mais seguros, começámos por sítios que conhecemos e que estão perto de nós.

O Parque Biológico de Gaia é um desses sítios!

É um sítio de que nós gostamos muito, que já conhecemos bem, e onde sabemos o que esperar. Por isso, foi um ótimo primeiro passeio pós-confinamento.

Para quem não conhece, este parque situa-se em Avintes, Vila Nova de Gaia e tem, atualmente, cerca de 35 hectares, onde vivem centenas de animais e plantas em estado selvagem. Tem também um percurso de 2800 m onde os visitantes podem observar a flora e a fauna, com informações sobre cada espécie e com uma componente pedagógica muito grande, tanto em termos das características dos diferentes animais e plantas, mas também o seu estado de conservação e outras informações importantes.

Recentemente, foi lá instalada a Escola Ciência Viva, que tem como missão promover e divulgar as ciências experimentais, tendo como destinatários, numa primeira fase, os alunos do 1º ciclo do ensino Básico do Município de Vila Nova de Gaia. Com o objetivo de alargar esta possibilidade a mais pessoas, tinha iniciado um programa de atividades dirigido às Famílias, que foi suspenso por causa da pandemia, e que ainda não foi retomado. O calendário pode ser consultado aqui, mas ainda não existe previsão de quando é que este será retomado.


Vocês já conhecem este parque?

Nós já lá fomos algumas vezes, e é sempre uma visita interessante. Os miúdos têm a capacidade fantástica de descobrir sempre alguma coisa nova. Têm um carinho especial pelas duas lontras-europeia, que desta vez não estavam no habitat delas, e pela raposa, que é matreira e se esconde dos visitantes, mas que nós já descobrimos como a podemos ver melhor! Desta vez aprendemos uma coisa sobre raposas que não sabíamos: as raposas sabem trepar às árvores. E são muito rápidas a fazê-lo!

Neste contexto, a nossa única sugestão (para além de levarem água e snacks para miúdos e graúdos) é que levem álcool gel, porque só há dispensadores no edifício da entrada (e, pelo menos os meus miúdos põem as mãos em todo o lado, e eu fico mais descansada se lhes puder ir pondo desinfetante, principalmente quando eles pedem um snack).

Podem consultar os preços aqui.






















Pai a passear com os dois Filhos, no meio da NaturezaCriança a olhar pela janela do teleférico
Dois irmãos a dar um beijinho ternurentoO nosso grupo, sobre passeios e viagens com crianças, no Facebook



link para a página de facebooklink para a página de Instagramlink para a página do Pinterest


Comentários