O que são atividades STEAM?

 


Atividades STEAM são uma porta aberta para a diversão e a aprendizagem das crianças.

Não sou professora, nem cientista e nunca gostei particularmente de trabalhos manuais, nem de desenho. Mas gosto de participar nas descobertas dos meus Filhos. Brincar é a forma como eles aprendem sobre o que os rodeia e poder fazer isso com eles é, para mim, uma excelente forma de alimentar relações com significado, que ficarão para a vida!


Na minha busca por atividades interessantes cruzei-me com o conceito de educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics). O nosso maior desafio, hoje em dia, é que estamos a educar as nossas crianças para desempenhar profissões, no futuro, que ainda não existem. Por isso, mais do que nos focarmos em matérias concretas, devemos fomentar a criatividade e o espírito crítico das crianças, e a sua capacidade de resolução de problemas. Se, na vida, estas matérias não são estanques, também não o deveriam ser na educação.


Sendo certo que, ao nível do ensino, muito há a fazer para se poder falar numa verdadeira interligação entre as diferentes dimensões do saber, enquanto Pais e Educadores, podemos dar o nosso contributo para que as nossas crianças desenvolvam este tipo de competências. É aqui que entram as atividades STEAM, que todos nós podemos fazer em casa, como ponto de partida para a investigação e a vontade de aprender mais.


As atividades criativas que fazemos, as experiências, as brincadeiras sensoriais, entre outras, são excelentes pontes para estimular as nossas crianças. E o melhor de tudo, é que não precisamos de brinquedos sofisticados (ou brinquedos ditos STEAM): podemos começar por aquilo que temos ao nosso dispor! 


Ingredientes da cozinha, são ótimos para fazer experiências; paus e pedras são fantásticas ferramentas de construção. Tudo o que precisamos é deixar-nos guiar pela nossa própria curiosidade!



Sugestões de outros artigos que também podem interessar o leitor




gelatina colorida, sem sabor, para brincadeira sensorialtijela com vapor de água preso com película aderente

Flores arco-íris, inspiradas em KandinskyGrupo de Facebook dedicado a atividades com crianças




link para a página de facebooklink para a página de Instagramlink para a página do Pinterest

Comentários