Calendário do Advento 2020 (com download gratuito)

Pequeno pinheiro de Natal com as cartas do calendário do advento


A identidade de uma Família vai muito além do seu nome! Está nas pequenas e grandes coisas do dia-a-dia e das ocasiões especiais. Está nas memórias que criamos juntos, nos valores que defendemos sem hesitar, nas escolhas que fazemos.


Quando comecei a fazer o calendário do advento, em 2016, foi com o objetivo de criar uma tradição de Família. Vamos no 5º calendário e sei que, todos os anos, construímos essa tradição. Sei que, daqui a uns anos, eles vão olhar para esta época com carinho. Podem não se lembrar se fizemos uma árvore de Natal borbulhante, ou se fizemos um vulcão subaquático. Podem não se lembrar das prendas que fizemos uns para os outros. Mas vão sorrir com a memória de uma atividade por dia, mesmo que seja fazer uma coisa que já fazemos de qualquer maneira 🎅🥰.


Este ano tivemos que fazer algumas adaptações ao nosso calendário. Não inclui nenhum passeio, nem os jantares de amigos que fazemos todos os anos. Não tem as festas da escola, nem uma ida ao parque ou ao circo. Escolhemos atividades que sabemos que podemos realizar, mesmo que estejamos fechados em casa. Mas a magia desta altura do ano está lá toda! E com um reforço de cartas novas e de um sítio novo para as dispor 🎄.


Se também estiverem a fazer um calendário do advento ou simplesmente estiverem a pensar em atividades para fazer com as vossas crianças por estes dias, deixo aqui o nosso alinhamento deste ano:


  1. Decorar a casa para o Natal
  2. Escrever a carta para o Pai Natal
  3. Fazer uma Árvore de Natal de Borbulhante
  4. Fazer uma Árvore de Natal 3D
  5. Decorar uma janela ou varanda para o Natal
  6. Fazer ornamentos de Natal (este ano, sugerimos as nossas tradicionais bolas de Natal, as mãozinhas de Natal e ainda ornamentos em bioplástico)
  7. Jogar um Jogo de Tabuleiro
  8. Fazer Presentes para oferecer (este ano escolhemos sabonetes de Natal)
  9. Ler uma história de Natal (por exemplo, esta ou esta)
  10. Fazer um floco de neve cristalizado
  11. Fazer uma Corrida de Renas
  12. Fazer Postais de Natal
  13. Fazer um Piquenique dentro de Casa
  14. Jogar o Bingo de Natal
  15. Cantar uma música de Natal
  16. Tirar um Foto em Família com a Árvore de Natal
  17. Fazer uma Torre de Natal
  18. Desejar "Feliz Natal" a quem se cruzar connosco
  19. Ver um Filme de Natal
  20. Fazer um bolo em Família
  21. Escrever uma mensagem de Natal codificada
  22. Telefonar a alguém de quem gostamos
  23. Fazer bolachas para o Pai Natal
  24. Feliz Natal


Quem recebe a nossa newsletter, teve acesso a tudo isto na semana passada, bem como às nossas cartas e aos printables que preparei para algumas das atividades. E também já sabe que no Sábado, vamos estar no Ser Mamã, a fazer os nossos ornamentos para a árvore de Natal. O maior salão nacional dedicado à natalidade está de regresso, na sua 1ª edição online. Durante o fim-de-semana de 5 e 6 de dezembro, entre as 10h e as 20h, vão poder aceder gratuitamente à plataforma que foi desenhada para este efeito, visitar as marcas presentes e participar na agenda cultural com workshops, palestras e entrevistas mesmo interessantes. O nosso, "Decorações de Natal em Família - Faça você mesmo" vai ser no dia 5, às 13h. Conto convosco!


Podem ainda aceder a todo o material do calendário, deste ano, aqui:

botão para fazer download dos cartões do calendário do advento

botão para fazer download do material de apoio do calendário do advento


Se fizerem alguma das nossas atividades, partilhem connosco. Adoro ver o nosso calendário a levar a magia do Natal a outras casas 🎅🥰. 


E lembrem-se sempre: o importante não é o resultado final, mas antes as memórias felizes que se constroem durante o processo!





Cartas do calendário do advento de 2018Sacos usados para colocar as cartas do calendário do advento de 2017

Filho a dar um beijo à MãeGrupo no Facebook sobre atividades para crianças



link para a página de facebooklink para a página de Instagramlink para a página do Pinterest




Comentários