Flutua ou Não Flutua regressa à escola



A primeira vez que fiz esta atividade, foi precisamente na escola, na sala dos 3 anos do Miguel. Agora, chegada a vez de ir fazer uma atividade à sala dos 3 anos, do Rodrigo, decidi voltar a levar a mesma atividade, por achar que atirar coisas para dentro de água e aprender o conceito de flutuar e afundar é algo que as crianças gostam de fazer 😉.


E acho que não me enganei. Eles lá estavam, todos divertidos, a tentar adivinhar se as coisas iam flutuar ou afundar 😍


MATERIAL

Um objeto por cada criança (neste caso preparei a atividade para 20 crianças):
- 10 objetos que flutuam (peça de lego, pinha, folha, mola de madeira, banana, bola de plástico, colher de madeira, pau, dado de madeira, pena de pomba)
- 10 objetos que não flutuam (copo de vidro, chave, milho, cenoura, moeda, concha da praia, mola de plástico, pedras, colher, massa)
- recipiente com água (se for transparente é mais fácil eles verem os objetos afundados)

Opcional, só para reforçar a aprendizagem:
- 2 folhas de feltro, uma azul escura e uma azul clara
- cartões com cada um dos objetos a ser experimentados


COMO FAZER

- para ajudar na altura de adivinhar se os objetos iam flutuar, ou não, fiz um quadro a simular a água, com feltro azul escuro e o céu, com feltro azul claro
- depois, tirei fotografias a todos os elementos que íamos testar e fiz uns cartões, com velcro atrás, para eles colocarem no feltro respetivo, conforme eles achavam que o objeto ia flutuar ou não.
📌 se quiserem, podem fazer download destes cartões aqui.

- na atividade propriamente dita, só é preciso verificar se as crianças sabem o que é flutuar e o que é afundar (usei exemplos dos barcos e dos submarinos)
- distribuir os objetos
- perguntar um a um se acham que o seu objeto vai afundar ou não. Eles colocam o cartão onde acham que é. Se tiverem acertado, já não precisam fazer mais nada. Se não tiverem acertado, depois de verem  o resultado, trocam o cartão de sítio.


Esta atividade é muito simples, e pode ser feita sem grande preparação. Quando fiz na sala do Miguel, usei outra estratégia para eles dizerem se achavam que ia flutuar ou não, que também funcionou muito bem (vejam aqui)



👉 No nosso grupo de atividades, no Facebook, está a decorrer um desafio de fazer uma atividade por semana com as crianças e a desta semana é precisamente esta. Por cada atividade eu partilho um cartão, como este. Juntem-se a nós! 💗











link para a página de facebooklink para a página de Instagramlink para a página do Pinterest

Comentários