Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia



O Miguel adora livros! Adora que lhe leiam, adora ler, adora explorar livros novos e adora ir à biblioteca.


Normalmente, vamos à Biblioteca Almeida Garrett, ou, sempre que está aberto ao público, ao Bibliocarro. E, seja em atividades programadas, seja simplesmente em visita, vimos de lá sempre animados, inspirados e divertidos.

No dia de aniversário dele, ele pôde escolher o que queria fazer. Decidiu que queira ir à biblioteca. Como ainda não conhecíamos a Biblioteca Municipal de Gaia, e também tem uma área dedicada apenas a crianças e jovens, fomos experimentar.

A entrada para a zona de livros infantis e juvenis é muito gira, com a porta transformada na entrada de um castelo, a fazer crescer o entusiasmo com a exploração do novo espaço.

Tem também uma sala de atividades que, pelo que consegui perceber, uma vez por mês, tem atividades de leitura de contos para crianças (com oferta para menores de 3 anos e para maiores de 4). Na página de Facebook da biblioteca pode ver-se que estas atividades carecem de inscrição prévia, que tem de ser presencial.

Como não tínhamos muito tempo (aquela sala fecha mais cedo que o resto da biblioteca, por isso, quando chegámos, já tínhamos pouco mais de meia hora para ver tudo). Depois de passear um pouco por entre os livros, o Rodrigo escolheu um livro e o Miguel outro e estivemos a ler.

Fiquei, no entanto, com a sensação que, apesar de aquela sala ser para crianças, estará mais vocacionada para crianças e jovens mais velhos, que já sabem ler em silêncio, porque fomos repreendidos por fazer muito barulho e não permitir, desta forma, que os outros dois ou três utentes se pudessem concentrar no estudo... Quando eles forem mais velhos talvez possamos regressar. Até lá, enquanto eles são espontâneos e o objetivo de visitar a biblioteca é entusiasmá-los pelos livros e histórias, prefiro a Biblioteca Almeida Garrett e o Bibliocarro, onde o espaço de leitura em silêncio e o de leitura dos mais pequenos não é o mesmo.

E vocês, a que bibliotecas costumam ir?









Biblioteca Almeida Garrett
Bibliocarro | Hora do Conto sobre rodas
→ O Monstro das Cores (com uma atividade)
 #PasseioseViagens com crianças, o nosso grupo no Facebook








link para a página de facebooklink para a página de Instagramlink para a página do Pinterest

Comentários