Adeus Chupeta!



O Rodrigo deixou a chupeta. Acho que o fez com pouca consciência do que estava a fazer, mas fez.


Eu acho importante respeitar ao máximo o ritmo de cada criança. No caso do Rodrigo era especialmente importante que deixasse a chupeta para eliminar todo e qualquer constrangimento que possa existir à fala. Mas não deixa de ter sido uma decisão minha, uma escolha minha a de lhe dar a chupeta. Para meu conforto (que, rapidamente, se transformou no dele...). Por isso não me parece justo que a decisão de deixar a chupeta seja unilateral. Claro que nós contribuímos (muito!) para essa decisão. Só por ele, tenho a certeza que não deixava a chupeta tão cedo! 

Na altura de Natal, na escola, fizeram todos uma caixinha para pôr a chupeta e dar "aos bebés do Pai Natal". Ele andava muito entusiasmado com a ideia. Quando chegou a noite de Natal, muito convicto do que estava a fazer, ele pôs a chupeta na caixinha e a caixinha ao lado das bolachas, do leite e da cenoura, que deixámos para o Pai Natal e as renas. A convicção durou da sala, até entrar no quarto 😂. Mal entrou no quarto, para ir dormir, passou de "a chupeta é para os bebés do Pai Natal" para um "vou buscar a minha xuxu", com um passo acelerado, não fosse o Pai Natal ser mais rápido do que ele.

Desde então, ele tem mantido a caixinha por perto e, de vez em quando lá dizia que ia pôr ali a chupeta, mas depressa se arrependia.

Só que, na semana passada, a Terapeuta da Fala sugeriu que levasse a caixinha à Educadora, para ela mandar para os "bebés do Pai Natal". E ele disse que ia levar. Apesar de, no primeiro dia se ter arrependido e ter ido buscar a caixa, no segundo dia, incentivado pela visita da Fada da Chuchinha, lá concordou em deixar ficar a chupeta.

E tem corrido relativamente bem. Durante o dia é tranquilo. Mesmo quando pede, eu lembro-o que foi ele que a deu e ele aceita bem. À noite, pede sempre a chupeta. Uns dias mais insistentemente que outros. Uns dias resigna-se mais facilmente do que outros. Há alguns dias que diz que quer ser bebé (e deixa a Mãe com um aperto no coração). Já lá vai uma semana...


Será que é desta? Terei deixado, oficialmente, de ter bebés em casa? (não sei se ria ou se chore...)







 Conversa de Miúdos: Bebé ou Crescido
 Hoje vou dormir sem chuchinha
 E depois de dar a chupeta à Fada?
 Famílias Felizes, grupo no Facebook



link para a página de facebooklink para a página de Instagramlink para a página do Pinterest



Comentários