Cada objeto deste cesto serve de mote a uma canção, bem conhecida dos mais pequenos |
Este ano, o desafio de planear uma atividade para fazer na escola, foi a dobrar!
Todos os anos, na escola deles, os Pais são convidados a ir à sala dos Filhos fazer uma atividade com as crianças. Confesso que a sala dos 2 anos, para mim, é a mais dificil: a atenção deles ainda é pequena, facilmente podem perder o interesse na atividade.
Para escolher as atividades do Miguel ( sala 2 - sala 3 - sala 4 ) sempre nos focámos no que ele gosta e de que forma poderíamos transpor isso para o contexto de grupo, na escola. Por isso, o processo de decisão, para escolher a atividade da sala do Rodrigo foi semelhante: pensar no que ele gosta e na forma como poderíamos replicar isso na sala dele.
Se há uma coisa que o Rodrigo adora é música! Cantar, fazer as coreografias, dançar... Ele adora! E eu canto muito com ele (haja alguém, neste Mundo, que acha que eu sei cantar! 😉): cantamos quando estamos bem dispostos, para brincar; cantamos quando estamos irrequietos ou irritados, para acalmar; cantamos no carro, em casa, em todo o lado...
Por isso, a ideia base estava lá. Depois foi só uma questão de tornar a atividade mais divertida e aliciante para todos os miúdos...
MATERIAL
- cesto
- objetos que sirvam de mote às canções que vamos cantar (escolhemos: galinha, pato, coelho, vaca, porco, ovelha, , burro, cão, gato, uma bola, autocarro e dois pandas)
- bolas do género das que há nas piscinas de bolas
COMO FAZER
- quando escolhemos os objetos para pôr no cesto, já é tendo em conta as músicas que vamos cantar. As nossas músicas, com os respetivos objetos, eram:
1. Doidas, doidas, doidas andam as galinhas - galinha
2. Todos os patinhos - pato
3. De olhos vermelhos e pêlo branquinho - coelho
4. O Tio Manel tinha uma quinta - vaca, ovelha, burro, cão, porco
5. Panda: Quem tem um amigo - panda
6. O Manel tinha uma bola (neste momento, despejámos as bolas por cima deles e deixámo-los brincar um bocadinho. Fiquei muito surpreendida quando disse para arrumarmos as bolas e eles todos o fizeram e ajudaram, sem protestar!) - uma das bolas, que depois entornámos por cima deles
7. Atirei o pau ao gato - gato
8. Panda: Sou uma taça - panda
9. As rodas do autocarro - autocarro
- por simplificação, e por achar que 18 músicas podia ser um bocadinho de mais para os miúdos, nesta atividade, éramos nós que escolhíamos o objeto seguinte, e não eles. Mas eles acharam giro na mesma!
- claro que o momento das bolas, foi um dos pontos altos
- isso e eles quererem continuar a cantar, mesmo quando os objetos já tinham acabado 😍😍😍
O sorriso do Rodrigo durante a atividade, mostrou-nos que ele também gosta de poder partilhar connosco o espaço onde ele passa o dia. E esse é um dos motivos pelos quais eu gosto tanto destas atividades: também eu, gosto de poder fazer parte da sala deles! Outro dos motivos é ser uma excelente maneira de começar a conhecer melhor os colegas dele. Afinal, vão acompanhá-lo durante muitos anos. Tenho a certeza que os vou achar todos muito crescidos, daqui a uns tempos 😊
Se quiserem estar sempre a par de todas as dicas, sugestões e novidades, sigam a página de Facebook, o Instagram ou, subscrevam o Blog (no canto superior direito).
Comentários
O ano passado fiz pega monstros e adoraram. Este ano faltam-me ideias pois tem que ser algo apropriado a meninos dos 3 aos 6 anos. Alguma sugestão? Muito obrigada e Parabéns pelo blogue 😀
Obrigada pelo feedback :)
No ano passado fizemos uma atividade na sala do mais velho (sala 3), que os miúdos gostaram muito: http://e-carina.blogspot.pt/2017/01/flutua-ou-nao-flutua.html
Este ano ele continua a achar a atividade gira :)
Parece-me uma ideia interessante!!
Beijinhos e continuação de muito sucesso 😀
Depois conte o que escolheu e como correu!
Um beijinho.