Atividades para Bebés

O Miguel é um bebé muito curioso. Imagino que os bebés em geral o sejam. Vão começando a ver cada vez melhor o Mundo que os rodeia e querem conhecer cada vez mais coisas.

A exposição a estímulos novos vai alimentar-lhe a curiosidade natural. Por isso acho importante levá-lo a passear (de preferência a um leque variado de sítios) e fazer com ele atividades diversas. As brincadeiras e conversas são obrigatórias em tudo o que fazemos. Também gostamos de ler e de ver televisão (mas, a menos que esteja adoentado, tento reduzir o consumo de televisão para ele saber que há vida para além do écran...). E até temos jogos no tablet para ele :-)

Para além de tudo isto, há imensas atividades que podemos fazer, organizadas a pensar nos mais pequeninos.

Já experimentámos a natação, no Holmes Place da Boavista. Ele não achou muita graça, porque a água da piscina é bem mais fria que a do banhinho. Deve ter achado que a Mamã estava tola... Ainda só fomos uma vez, porque ele tem estado adoentado. Mas quando estiver bom, vamos tentar outra vez :-)
Se ele continuar a queixar-se do frio, a minha médica de Família diz que há uns fatos ideais na Decathlon...

Também já fomos a um workshop na Casa da Música. Apesar da incompetência das senhoras da bilheteira, ele gostou muito dos Pequenos Piratas. Esteve com muita atenção a tudo e nem o soninho afetou a diversão dele :-)
Gostou tanto, que já temos bilhete comprado para outro, em dezembro.

E há uma imensidade de atividades disponíveis, para os mais pequenos, algumas a pagar e outras gratuitas. O desafio é encontrá-las...

Na minha pesquisa por atividades para fazer com o Miguel encontrei algumas coisas interessantes:

  • a FNAC tem muitas atividades gratuitas para os mais novos (não apenas para bebés pequeninos como o Miguel);
  • Casa da Música tem workshops e espetáculos para bebés e crianças (atenção, para quem tem filhos mais velhos, que nos workshops só podem participar as crianças com idades no intervalo alvo e os adultos). Nós fomos ao Pequenos Piratas e o Miguel gostou muito;
  • no Teatro Rivoli há Teatro para Bebés. Ainda não fomos, mas pela descrição parece ser giro.
  • em Serralves há o Programa Famílias em Serralves. As atividades são, na sua maioria, gratuitas, mas ainda não consegui descobrir se tem alguma(s) dirigida(s) especificamente para bebés.
  • descobri algumas agendas, como a da Pumpkin, do blog Eventos para Bebés e do Portal da Criança;
  • também encontrei algumas empresas dedicadas a atividades para bebés, como a Gymboree (vamos experimentar uma aula na próxima semana) e a Escola Babyoga (também dá para marcar uma aula grátis, mas ainda não marcámos).

Muito por onde escolher :-)

Alguém tem mais sugestões, ou se quer juntar a nós em alguma atividade?

Comentários