Dinossauros e outras criaturas pré-históricas são, sem sombra de dúvida, o tema quente do momento, cá em casa. Andam os dois embrenhados em descobrir mais e mais sobre o assunto e já me tinham pedido uma brincadeira sobre isto vezes sem conta!
Quando souberam que a última atividade do #desafioGoBabyGoblog tinha a ver com dinossauros, ficaram super entusiasmados!
A ideia principal foi fazer escavações de dinossauros, usando, para isso, diferentes tipos de materiais. Para entrarem melhor no espírito de paleontólogos, preparei-lhes umas caixas, com:
- cartões com os 3 períodos em que existiram dinossauros e alguns dinossauros de cada período,
- cartões em branco, para eles poderem desenhar os próprios dinossauros,
- folhas de registo arqueológico, para colocarem os dinossauros que descobrissem
- identificadores, para eles puderem preencher e usar ao pescoço, que lhes dava acesso ao local de escavação
- utensílios de escavação, como colheres, garfos, pincéis e seringas
- lápis
As escavações estavam preparadas duas a duas, por períodos
- Período Triássico: por ser o mais seco e quente, escolhi areia (como já tínhamos feito no aniversário do Miguel) e arroz colorido.
- Período Jurássico: caracterizado pelos seus imensos vulcões e terrenos pantanosos, escolhi a gelatina de brincar e espuma de barbear com corante vermelho, a simular a lava.
- Período Cretáceo: a pensar no frio que se fez sentir quando a nuvem de pó tapou o Sol, depois de um enorme asteróide ter chocado com a Terra e nas chuvas ácidas (uma das teorias sobre a extinção dos dinossauros) para este período, escolhi os blocos de gelo e os cubos de espuma, com dinossauros escondidos lá dentro (fizemos esta atividade na festa de aniversário do Rodrigo, que foi mesmo antes de entrarmos todos em quarentena e que acabei por não partilhar convosco)
Mas eles não concordaram comigo em relação ao período Jurássico e Cretáceo!
Então, ficou a gelatina, a espuma de barbear e os cubos de espuma para o período Jurássico e só os blocos de gelo para o Cretáceo 😉

Comentários