Corrida de sacos

 

Criança a saltar dentro de um saco reutilizável de supermercado

O contexto em que vivemos, há quase um ano, está a ter um grande impacto na saúde mental de todos nós. O desgaste, a ansiedade, o medo, o cansaço... E as crianças não são exceção!


Agora que estão em casa, de férias, vemo-nos a braços com crianças irritadas e irritáveis, quando muitos de nós têm que estar a trabalhar.

Há uma coisa que eu sei que ajuda: levar as crianças a dar umas corridas, ou a andar de bicicleta (os famosos passeios higiénicos). Mas, o tempo, apesar de estar a incentivar um confinamento mais rigoroso, não tem permitido desanuviar do dia fechados em casa.

O resultado é o aumento dos conflitos, entre as crianças, para quem tem mais do que um Filho, e mesmo das crianças para com os Pais (que também estão cansados e com menos paciência do que é habitual). Todos os ingredientes para dias atribulados!


O que podemos fazer?


Trazer a atividade física para dentro de casa. Esta ideia é super simples de pôr em prática e garante um nível de exercício físico que as crianças precisam, além de muitas gargalhadas pelo meio. Cá em casa, fizemos uma brincadeira, em cooperação, que consistia em salvar os peluches, que estavam na sala, e trazê-los, em segurança, para o quarto. O chão era feito de lava e o saco era à prova de lava. Mas havia umas almofadas/pedras super quentes, que eles tinham que contornar ou saltar por cima.


MATERIAL

- saco reutilizável de supermercado

- almofadas

- peluches


COMO FAZER

1. definir um percurso que as crianças devem seguir (nós fizemos a partida e a chegada no quarto deles)

2. colocar as almofadas pelo percurso, a servir de obstáculos a contornar ou a saltar por cima

3. cada criança coloca-se dentro do saco e segura as asas do saco para saltar

4. ir pedindo os peluches que devem ser salvos


E é isto! Bem simples e muito eficaz em termos de cansar crianças 😉, enquanto trabalham a motricidade grossa.







Criança a brincar num tapete feito de cartão, com desenhos de pés e de mãosum jogo em cartão para as crianças aprenderem a apertar os cordões

Cesto com papel amassado em forma de bolas e mão de criançaGrupo no Facebook sobre atividades para crianças


link para a página de facebooklink para a página de Instagramlink para a página do Pinterest




Comentários