Nós continuamos a explorar o tema das emoções!
O livro "O Novelo de Emoções", da Porto Editora, deu o mote, e por aqui continuamos a brincar com o seu conteúdo.
Reconhecer as emoções, saber quando surgem, qual a sua função, quais os cuidados que devemos ter quando as sentimos. Saber que é normal sentir cada uma das emoções, que devemos ouvir as nossas emoções e decidir o que fazer com elas. Tudo isto é um trabalho que pode (e deve!) ser começado na infância!
Sendo certo que não é fácil aprender a gerir tudo isto e que isso não irá acontecer de um momento para o outro (nem os adultos conseguem, não é?!), isso é mais um motivo para apostarmos no trabalho contínuo. Mas é muito compensador perceber que, com esse trabalho, o meu Filho consegue autorregular-se num conflito com o irmão, simplesmente por ser capaz de reconhecer a emoção que está a sentir. Se isso, agora, acontece sempre? Claro que não. Como digo, é um processo, uma aprendizagem contínua (e que também não começou agora).
Para nos ajudar, fiz estes Flash Cards (cartões com as cores e nomes das emoções; smiles ilustrativos de cada emoção, com a respetiva cor; e imagens reais para associar a cada emoção), juntamente com uns cartões, com fotografias deles a fazer cara de medo, alegria, raiva, tristeza e aversão (as emoções abordadas no livro). Estes cartões têm imensas utilizações possíveis, como por exemplo:
➡ Adivinha a emoção dele: com as cartas com as fotografias deles, cada um tinha que adivinhar a emoção que o outro estava a sentir. Desta forma, abordamos não apenas a identificação das nossas emoções, mas também das emoções do outro
➡ Jogo da Memória: podemos jogar com as cartas com as cores e nomes da emoção e com os smiles, ou, o que eles gostaram mais, usando as cartas das caras deles e os pares são feitos quando juntamos a mesma emoção
➡ Esta imagem faz-me sentir... : usando as imagens reais, cada um tinha que descrever o que estava a sentir ao olhar para a carta, sem dizer o nome da emoção em si. Não há respostas certas ou erradas, uma vez que cada um pode sentir uma coisa diferente perante a mesma imagem, ou situação.
Em relação aos cartões com as fotografias, sugiro que façam uma sessão em Família. Vai ser divertido! Se só tiverem uma criança e quiserem jogar o jogo da memória, tirem fotos a vocês, também 😊.
Os restantes cartões, deixo-vos aqui o link para poderem fazer o download e usar nas vossas brincadeiras.
Partilhem connosco que outras utilizações dão aos cartões 😱😊😡😭🤮
(usem a #gobabygoblog_emoções, identifiquem-nos nas vossas fotos @gobabygoblog, partilhem no nosso grupo no Facebook, enviem por email carina@gobabygoblog.pt)
(Se ainda não se inscreveram no desafio, e querem receber todas esta informação por email, cliquem no botão abaixo e preencham os vossos dados)
Comentários