#EstudoEmCasa | Coincidências!

cartões alusivos à Primaveracartões alusivos ao Verão

cartões alusivos ao Outonocartões alusivos ao Inverno


Quem nos acompanha já deve ter reparado que nós gostamos de experiências, de perceber como as coisas funcionam e de aprender mais sobre animais!

Quando o #EstudoEmCasa começou, eu vi, através das fichas disponibilizadas, que tinha acabado de fazer uns cartões, sobre animais selvagens para os meus Filhos, que incluíam, precisamente, a matéria da primeira semana da disciplina de Estudo do Meio, do 1º e 2º anos. E decidi partilhar esse material convosco!

Durante este tempo, fui partilhando aquilo que fomos fazendo, inserido ou não, no acompanhamento da escola: desde os nossos cartões do alfabeto manuscrito, material de apoio que fomos usando com os desafios das aulas, como este da Mosca Fosca, ou este, que não esteve relacionado com as aulas, mas que também acabei por partilhar com quem me pediu, sobre outro livro de que gostamos muito O Grufalão (ressalvando sempre que este material foi feito a pensar nos meus Filhos e nos interesses e necessidades deles).

Ontem, a fazer download das fichas da próxima semana (a última🎉🎉🎉), reparei que, mais uma vez, em Estudo do Meio, os temas vão ser relacionados com duas atividades que fizemos cá em casa: o Ciclo da Água e as Estações do Ano (que até já partilhei convosco).

Terminamos, por isso, este capítulo, tão único nas nossas vidas, da mesma forma como começámos: com a partilha de materiais que espero que vos sejam úteis e que ajudem a tornar a matéria dada mais divertida! Nos links acima, tem os cartões que fiz sobre cada um dos temas, bem como a explicação das experiências que fizemos!

Não me vou alongar sobre a minha opinião em relação ao sistema encontrado. Tenho que aproveitar a oportunidade para dar os parabéns a TODOS os envolvidos: aos Professores por terem posto o sistema de ensino à distância possível, num curtíssimo espaço de tempo; aos Pais que se desdobraram em mil e um papéis, para conseguirem acompanhar a escola dos Filhos; e às Crianças que, de forma resiliente, e muitas vezes sem compreenderem a verdadeira dimensão do problema, se adaptaram a esta nova realidade.

Claro que este é um sistema injusto, que estamos todos cansados, e que esperamos que, em Setembro, seja possível retomar alguma normalidade. Mas eu tinha dito que não me ia alongar muito  😉.

Quando entrarmos, finalmente, de férias, vamos continuar as nossas brincadeiras e experiências, longe de sessões síncronas e assíncronas e vai saber-nos mesmo bem!!!


E vocês, já têm planos para as férias?








Atividade baseada no livro O Monstro das CoresO tradicional vulcão, com uma montanha fácil de fazer

compilação de 12 atividades que se podem fazer em casaGrupo no Facebook sobre atividades para crianças





link para a página de facebooklink para a página de Instagramlink para a página do Pinterest




Comentários