Já há muito tempo que queria abrir esta rubrica a convidados, que partilhem connosco o gosto pelos passeios com crianças e as brincadeiras ao ar livre. Por isso, queria começar por agradecer à Ruthia Portelinha, autora d'O Berço do Mundo (um blog sobre viagens e também sobre livros que nos fazem sonhar com terras distantes), por ter aceite o nosso convite tão prontamente 💝.
E, agora, passemos à sugestão da Ruthia, que ficámos com muita vontade de conhecer:
"Há muitos motivos para visitar o berço da nação, como tivemos oportunidade de referir no post: 8 Motivos para visitar Guimarães. Para além dos pontos históricos, a cidade possui várias zonas verdes, ideais para um passeio em família.
Uma das mais agradáveis é o Parque da Cidade, com cerca de 30 hectares, muito perto do centro. Para além do parque infantil, possui vários relvados fantásticos para os miúdos correrem, jogarem à bola, lançarem papagaios, em suma, serem crianças.
Os percursos pedonais ligam vários recantos bonitos, com vista para o Monte da Penha. Há um lago artificial, às vezes com patos e gansos, um campo de futsal, tabela de basquete, riachos, skatepark, bar/restaurante e circuitos de manutenção. Tudo servido por um bom parque de estacionamento, ao lado da academia de treinos do Vitória Sport Club.
Ao fim-de-semana as famílias enchem o parque, passeiam, fazem piqueniques. Grupos de amigos correm ou andam de bicicleta. Novos e velhos fazem as suas caminhadas ou passeiam o cão. Em dezembro passado, o parque ganhou um WCão, com bebedouro e dispensador de sacos para os dejectos dos animais, o que ajuda a manter o parque limpo.
O meu pequeno explorador já não liga muito ao parque infantil, mas adora os relvados. Nesta geração de tantos filhos únicos, este é também um lugar onde os miúdos encontram parceiros de brincadeira. Basta uma bola ou um disco e puf… nasce uma amizade.
EM SÍNTESE:
✔ localização: Guimarães | Rua Antero de Quental (GPS: 41°26'48.09"N | 8°16'52.90"W)
✔ parque: tem escorregas e baloiços, bonecos com mola e várias estruturas com torres, túneis e cordas para trepar ou escalar. O parque possui aparelhos específicos para diferentes faixas etárias, o que evita que os mais velhinhos atropelem os pequenitos.
✔ utilidades: bancos de jardim, mesas com bancos de madeira e WC’s.
Este parque foi sugerido pela Ruthia Portelinha, autora do blog de viagens O Berço do Mundo, que mora em Guimarães com o seu pequeno explorador de 11 anos."
📌 Conhece algum parque que ainda não foi retratado na rubrica #ParquesInfantis e quer partilhá-lo connosco?
Envie-nos um email para carina@gobabygoblog.pt .
Vamos dar a conhecer os parques preferidos das nossas crianças 😊!
→ Parques Infantis #12 | Praia do Homem do Leme
→ Parques Infantis #8 | Jardins do Palácio de Cristal (atualizado)
→ Parques Infantis #6 | Quinta do Covelo
→ #PasseioseViagens com crianças, o nosso grupo no Facebook
Comentários