Atividades para Bebés (parte II)

"Olá, eu sou a Carina e tenho que confessar que sou uma atividadesparabebésaholic" ;-)

Já há uns meses escrevi um post sobre atividades para bebés. Eu e o Ricardo gostamos muito de tirar o Miguel da rotina e fazer coisas novas com ele. Por isso estou sempre à procura de atividades giras para experimentarmos.

Já fizemos muita coisa!
Na Casa da Música, já fomos aos 3 Workshops que eles têm: os Pequenos Piratas, Música de Bolso e Bebé Grigri. Também já experimentámos um Concerto: Primeira Viagem ao Espaço. E já temos bilhetes para o Tapete Mágico (alguém se quer juntar a nós?).
Para quem tem mais do que um filho, os concertos poderão ser uma melhor escolha, porque podem ir todos juntos, enquanto que nos workshops têm que se limitar ao intervalo de idades daquela sessão. Mas eu gosto mais dos workshops, porque são mais interativos e os bebés estão mais próximos dos acontecimentos.


O primeiro a que fomos, dos Pequenos Piratas, o Miguel tinha 8 meses e foi muito giro: ele ficou deslumbrado com a cor, a música, o movimento. Ele divertiu-se muito, e nós também, claro. No fim deixam alguns instrumentos espalhados pela sala para eles experimentarem, o que faz as delícias dele. Já nos concertos isto não acontece. A sala é maior, tem muito mais gente e acho que ele não viveu tanto o momento. No fim fomos apressados a sair de lá, e os miúdos nem puderam brincar com as coisas que lá estavam. Vamos ver como corre o segundo.

Ainda no âmbito da música, fomos a duas sessões de Música com Bebés & Papás, da Trupe "Sons em Cena", uma no Inatel e outra no Museu do F.C.Porto. Cada mês têm um tema diferente (nós fomos ao #Lua e #Bandas Sonoras) e também é muito engraçado. Claramente, preferimos as instalações do Inatel, porque a sala tem melhores condições em termos de espaço disponível (apesar de gostarmos muito do Museu em si, que já visitámos). A ideia aqui é mais próxima dos workshops da Casa da Música, com uma grande proximidade do Indy, da Tânia e do Lipe. Certamente que voltaremos a vê-los!

Também já experimentámos o teatro, com o Teatro Para Bebés, no Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos. Elas também têm um tema diferente todos os meses, mas habitualmente só têm uma sessão por mês. Nós fomos ao "Vamos ao Circo". O espetáculo é giro, mas acho que o Miguel é capaz de se interessar mais quando for mais velho. Uma pequena nota que tenho que fazer é que, quando fomos, o espaço não tinha muda-fraldas...

Na FNAC já fomos a um workshop para bebés, o BabyGym, mas não correu tão bem. A formadora não estava familiarizada com o espaço e tinha muitas atividades programadas que não se adequavam ao sítio, além de ter tido problemas com o som e muitas crianças fora da faixa etária a que o workshop se destinava.

Ainda não tivemos oportunidade de ir a Serralves, uma vez que as poucas atividades dirigidas a bebés têm calhado em datas que não nos tem dado jeito. Mas vou continuar atenta, principalmente quando vier o bom tempo, para aproveitarmos para dar um passeio nos jardins.

Já experimentámos uma aula no Gymboree e gostámos muito! Fomos a uma aula Gymboree Play & Learn e foi muito divertido. A ideia é eles fazerem um conjunto de exercícios e atividades para estimular a motricidade, enquanto se divertem. O Miguel gostou particularmente do escorrega... Mas nesta fase acho mais interessante participações esporádicas, do que frequentar uma aula semanal, porque assim podemos fazer um maior leque de coisas diferentes.

Há dias fomos a um "Brincalorando" do CUBO CriAtivo, na Maia, que também foi super divertido. Fizemos plasticina caseira. O Miguel, no início, estava um bocado envergonhado, a esconder-se no nosso ombro, mas depois passou-lhe e à medida que foi ganhando confiança, foi-se divertindo cada vez mais. Estas sessões são semanais, sempre com um tema diferente. Definitivamente havemos de repetir, um dia destes!

Também já participámos em várias provas da Run Porto. A última foi a do Dia do Pai. O Miguel vai no carrinho de corrida dele e nós aproveitamos para fazer exercício. Normalmente ele dorme o caminho quase todo, mas desta última vez viu que a Mamã precisava de caminhar um bocadinho e resolveu chorar para pegarmos nele ao colo ;)

Com o tempo a melhorar, podemos acrescentar os passeios nos parques e à beira mar ao leque de coisas para fazer. Além disso, quero muito levá-lo ao Zoo de Santo Inácio, ao Parque Biológico de Gaia, ao Jardim Zoológico da Maia e de Lisboa, ao Sea Life, ao Oceanário, etc., etc., etc....

Nesta fase, em que ele absorve tudo e presta atenção a tudo, achamos importante que ele possa experimentar muitas coisas diferentes, além das brincadeiras habituais com o Papá e a Mamã :)


Comentários