O Nosso Calendário do Advento

Quando eu era pequena, Dezembro era sinónimo de calendário, cheio de janelinhas e com um chocolate em cada uma delas (já era bem crescida  ainda havia sempre alguém que me oferecia um...). Ora, a ideia é muito gira, e é uma recordação carinhosa que eu tenho da contagem dos 24 dias mais longos do ano ;)

Mas, não estava com muita vontade de dar chocolates aos miúdos. O Miguel diz que não gosta, e eu não quero que ele mude de ideias (não vá dar-se o caso de. como insistência ele passar a gostar!). O Rodrigo vai gostar de certeza (adora tudo o que é doce que consegue apanhar em festas quando me apanha distraída...). Por isso, quanto mais tarde conhecer o chocolate, e todos os seus amigos, melhor!

Já tinha visto ideias de calendários, mas com atividades para fazer com os miúdos, em vez dos malfadados chocolates. Até agora, sempre achei o Miguel muito pequeno para perceber o conceito. Este ano, acho que ele já se vai divertir. Sorte a do Rodrigo, que vai começar esta tradição mais cedo :)

A inspiração final fui buscá-la aqui, numa troca de ideias de um grupo de Mães, no Facebook :)
Há alguns em tecido, com bolsinhas, que são muito engraçados e práticos. Mas, aproveitando que estou por casa, decidi fazer um. Ainda comecei a fazer uma caixinha toda catita. No entanto, depressa cheguei à conclusão que era frágil demais para crianças de 1 e 3 anos (quase 2 e quase 4, é certo, mas ainda assim...).

O mote "Hoje é dia de...", do post que já referi, pareceu-me uma forma muito interessante de captar a atenção deles, de conseguir envolver o Rodrigo nas brincadeiras, e de materializar, para o Miguel, a contagem. Convém que sejam atividades que façam sentido para cada Família e que façam parte da sua forma de viver esta quadra, ou, simplesmente, coisas que as crianças gostem de fazer.

Depois de muitos riscos e rabiscos (sim, porque, por algum motivo, continuo a fazer estas coisas com papel e caneta...), cheguei a estes 24 "dias de...":


  1. fazer a Árvore de Natal;
  2. ir a Perlim;
  3. pôr a carta para o Pai Natal no correio;
  4. fazer as prendas de Natal das Madrinhas e Padrinhos;
  5. ler uma história de Natal, junto à árvore;
  6. lanchar bolachinhas de Natal e leite;
  7. fazer as mãozinhas para a árvore de Natal;
  8. ir à piscina;
  9. receber Amigos para um jantar de Natal;
  10. fazer as prendas de Natal dos Avós e Educadoras;
  11. ir ver as decorações de Natal, no Porto;
  12. ir à abertura da loja da Disney;
  13. tirar uma foto de Família com a árvore de Natal;
  14. cantar uma música de Natal;
  15. jogar o jogo da memória da Patrulha Pata;
  16. festa de Natal da escola;
  17. ir ao circo e à Vila Natal, em Gaia;
  18. ir à Corrida de S. Silvestre;
  19. tirar uma foto com o Pai Natal;
  20. fazer a prenda do Papá e do Mano;
  21. ir ao parque;
  22. ver um filme de Natal no sofá;
  23. fazer bolachas para o Pai Natal;
  24. receber a Família para a Ceia de Natal e abrir os presentes.

Para tornar a atividade mais percetível, decidi fazer uns cartões com imagens ilustrativas, para que, ao virar a carta do dia, o Miguel tente adivinhar o que vamos fazer nesse dia :)
Os cartões vão ser colados (com patafix) na parede da cozinha, de forma a estarem acessível às suas mãozinhas e para que se possam virá-los, sem correr o risco de se estragar.

O plano é ir tirando uma fotografia de cada atividade, para ir substituindo os cartões pelas fotos :)



Comentários