Jogo de Tabuleiro - A Nossa Família

O jogo de tabuleiro mais giro de sempre! 😍


Já aqui vos disse que gosto muito de tradições de Família. Aquelas coisas que nos fazem sorrir e recordar a nossa infância, com carinho. 💓💓


Mas estas tradições não têm que ser apenas coisas que eu fazia em pequena. Há, naturalmente, muito espaço para criar tradições nova, coisas que fazemos com os nossos Filhos e que esperamos que, um dia, possam fazê-los também sorrir, com carinho, ao recordar a sua própria infância!

Também já vos contei que, no ano passado, começámos a fazer prendas de Natal para o Miguel e o Rodrigo trocarem um com o outro. Esta é daquelas tradições que eu gostava muito que eles mantivessem e que durasse muito, muito tempo...

Claro que, por enquanto, a elaboração da prenda, em si, ainda depende muito das nossas ideias e do que nós fazemos, mas isso também dá a oportunidade de criar a ideia de que as prendas feitas pelo Mano são sempre giras 😍.

O Miguel, este ano, deu ao Rodrigo um jogo da memória com fotografias nossas. Mas ainda não vos mostrei o que o Rodrigo ofereceu ao Irmão! Fizemos um jogo de tabuleiro, com coisas sobre nós os 4. Ficou amoroso e o Miguel adora o jogo (tendo em conta o que ele mais gosta - as perguntas - acho que o próximo vai ser um "trivial pursuit" - versão a Nossa Família 😉)!


MATERIAL

- folha de cartolina
- marcadores
- autocolantes a gosto
- fotografias nossas
- 4 rolhas de cortiça (ou tantas quantos membros da Família), com base de plástico
- dado
- cartões de perguntas (que também fizemos, com perguntas sobre nós)


COMO FAZER

tabuleiro:
- na cartolina, desenhar o percurso do jogo
- escolher "casas" que fazem os jogadores avançar, "casas" que fazem os jogadores recuar, "casas" que fazem os jogares perder a vez e "casas" onde temos que responder às perguntas dos cartões
- colar uma foto da Família
- plastificar

cartões de perguntas:
- escolher as perguntas. No nosso jogo, para cada pergunta, há uma adaptação para cada um de nós. Ou seja, há 5 perguntas:
  1. Para onde foi a primeira viagem de avião
  2. Qual a comida preferida
  3. Qual a cor preferida
  4. O dia de aniversário
  5. Como se chama um membro da família

E a pergunta é feita para cada um de nós (para a pergunta 5. os nomes do Papá do Papá, da Mamã da Mamã, do Mano do Miguel e do Mano do Rodrigo)

- plastificar

peões:
- imprimir dois círculos com a cara de cada um
- plastificar um círculo por cada um, com frente e verso
- cortar
- fazer um golpe na rolha
- encaixar o círculo na rolha


COMO JOGAR

- começa o jogador mais novo
- quando cai numa casa 🎉, avança 2 casas
- quando cai numa casa ❗, recua para a casa indicada
- quando cai numa casa 🛑, perde a vez
- quando cai numa casa ❔, tem de responder a uma pergunta de um dos cartões, que tira aleatoriamente. Se acertar, joga novamente
- ganha o primeiro jogador a alcançar a CHEGADA





 #AtividadeseIdeiasCriativas


Se quiserem estar sempre a par de todas as dicas, sugestões e novidades, sigam a página de Facebook, o Instagram ou, subscrevam o Blog (no canto superior direito).

Comentários