5 razões para assinar (e partilhar!) a nossa Iniciativa Legislativa do Cidadão

Foto tirada quando o Miguel foi ouvir os deputados a falar sobre uma ideia da Mamã. Precisamos de todos vocês para ir lá outras vez!


Nos últimos tempos temos sido bombardeados por petições por tudo e mais alguma coisa. Não sei se o facto de ter lançado uma petição fez com que estivesse mais atenta ao tema ou se tem havido mesmo um aumento do número de petições...


Por isso mesmo, percebo que as pessoas estejam cansadas deste tipo de solicitações, que depois não conduz a nenhuma alteração real. Eu mesma senti isso, depois de a petição que pedia precisamente o aumento da licença de parentalidade inicial para os 6 meses, ter ficado "em águas de bacalhau", para depois poder ser recusada longe dos holofotes da comunicação social.

Mas uma Iniciativa Legislativa do Cidadão não é uma Petição e existem bons motivos para dedicarem alguns minutinhos à sua assinatura e partilha:



1 - Esta Iniciativa será apresentada à Assembleia da República sem nenhum cunho político, o que permitirá aos partidos decidirem sobre o assunto propriamente dito, sem se preocuparem com quem apresentou o Projeto-Lei.


2 - O assunto é extremamente importante para a Sociedade Portuguesa: as taxas de natalidade estão num nível preocupantemente baixo e não vemos medidas concretas, abrangentes, que possam contribuir para que esse valor se modifique.

3 - As orientações da Organização Mundial de Saúde são muito claras no que diz respeito à duração da amamentação exclusiva dos bebés: 6 meses. Por isso, têm que ser as Famílias, e não as suas circunstâncias, a tomar a decisão de seguir, ou não, essas recomendações. E, neste momento, não são! Por algum motivo é que a diminuição mais drástica no aleitamento materno se verifica por volta dos 4 ou 5 meses dos bebés, quando as suas Mães regressam ao trabalho!

4 - Este é um tema que nos diz respeito a todos: estando ou não nos nossos planos ter (mais) Filhos, esta é uma questão de justiça e coerência, de permitir que todos os bebés possam ter o melhor início de vida possível.

5 - Apesar de ser numa plataforma diferente das petições, é igualmente simples de preencher: em vez dos 3 dados pedidos para as petições, agora são 5 (Email, Password, Nome, Data de Nascimento, CC). E, quando quiserem voltar a assinar outra iniciativa, basta usarem o login que criarem agora!


Participem! Esta iniciativa não terá qualquer sucesso sem a vossa participação!

Assinem: https://participacao.parlamento.pt/initiatives/22
Partilhem: partilhem o link direto, partilhem o artigo do blog onde explico o enquadramento da iniciativa, partilhem o evento no Facebook que entretanto criei para ajudar a dar a conhecer a iniciativa... Façam como vos der mais jeito, mas façam!

Precisamos de 20.000 assinaturas para ir à Assembleia da República. Eu dei o primeiro passo, juntamente com o resto da comissão de representação desta iniciativa. Mas só com a participação de todos vocês poderemos chegar a algum lado!






 Alargamento da Licença de Parentalidade
 O meu Filho está doente. E agora?
 Bloga8 | [trabalho e família] As férias escolares: sonho ou pesadelo?
 #TrabalhoeFamília, no LinkedIn




Acompanhem-nos também no Facebook, no Instagram, no Pinterest e subscrevam a newsletter do Blog.

Obrigada! 😍




Comentários