Shuttle Praias de Gaia


Desde que a Câmara Municipal de Gaia anunciou o shuttle das praias de Gaia, ainda por cima numa carrinha Pão de Forma, que estávamos com vontade de experimentar!


A circular desde o início de Agosto, este shuttle liga o Cais de Gaia a S. Félix da Marinha, percorrendo toda a orla costeira de Gaia. É gratuito e funciona todos os dias, das 9h às 13h e das 15h às 20h (para mais informações, nomeadamente sobre as paragens, vejam aqui).

Não há uma data anunciada para até quando o shuttle irá funcionar (deverá ficar decidido nos próximos dias), por isso, se ainda não tiverem experimentado e ainda o quiserem fazer, apressem-se 😉.

Nós decidimos experimentar ontem.
Então deparámo-nos com a primeira pequena dificuldade: não sabíamos o horário do shuttle. Sabíamos que vai do Cais de Gaia até S. Félix da Marinha. Sabíamos que "tem uma frequência de passagem na ordem dos 30 minutos". Mas não sabíamos quando começar a contar...

Por isso, fomos de carro, procurar o shuttle. Fomos em direção ao Cais de Gaia, com a esperança de o encontrar pelo caminho, ultrapassá-lo e apanhá-lo na paragem seguinte...
Só o encontrámos no Cais de Gaia, já cheio, e a sair o último da manhã... (que afinal, só sai de hora a hora...). Refizemos o plano, voltámos para trás, para tentar apanhar o shuttle no sentido contrário, até ao Cais de Gaia, almoçar por lá, e regressar no primeiro da tarde, às 15h (e, assim,saberíamos a que horas o shuttle saíria).

A viagem para o Cais de Gaia foi muito divertida. Os miúdos adoraram andar numa Pão de Forma. De bónus, almoçámos no Mercado, que eu ainda não tinha visitado, eles foram brincar ao parque do Cais de Gaia, que eles gostam muito e, às 14h50 estávamos na paragem para regressar ao nosso carro. O nosso plano estava a correr às mil maravilhas! Ficámos até às 16h à espera do shuttle... Quando estávamos quase a desistir e a apanhar um táxi de regresso, ele lá apareceu (o que tinha começado em S. Félix da Marinha, porque o que devia ter começado ali, foi colocar a capota e não apareceu).

Em jeito de conclusão, a ideia é muito gira, as carrinhas fazem imenso sucesso quando passam na rua, os condutores são mesmo muito simpáticos e divertidos, mas está muito longe de ser uma alternativa ao uso do carro, na zona balnear, ou de ser uma forma de levar pessoas à praia que não consigam lá chegar de outra forma. Pequenos detalhes como ter uma ideia do horário em cada paragem, ter um número de apoio para onde se possa ligar e que saibam, realmente, dizer onde andam as carrinhas (ou uma app, ou qualquer outra coisa) e quanto tempo, aproximadamente demoram a chegar (sim, eu cheguei a ligar para a Câmara de Gaia, mas ninguém me soube dar nenhuma informação útil sobre o paradeiro da carrinha que devia ter saído do Cais de Gaia às 15h).

Os miúdos acharam imensa piada ao passeio e tenho a certeza que, com alguns ajustes importantes, se pode tornar mais funcional, para as pessoas utilizarem para lá da primeira experiência.

















 Teleférico de Gaia
 Afurada
 Parques Infantis #3 | Cais de Gaia
 #PasseioseViagens com crianças, o nosso grupo no Facebook





Acompanhem-nos também no Facebook, no Instagram, no Pinterest e subscrevam a newsletter do Blog.

Obrigada! 😍

Comentários