Os Nossos Ovos da Páscoa



Este ano quis começar uma tradição nova na nossa Páscoa. Eu não tenho grandes recordações das minhas Páscoas, em criança (nem boas, nem más - era apenas mais um dia que íamos almoçar a casa dos meus Avós, como em tantos outros fins-de-semana), e queria mudar isso com os meus Filhos. Lembrei-me que uma tradição divertida pudesse ajudar a criar memórias felizes desta data.


Por isso, pensei em duas coisas: a Caça aos Ovos e Decorarmos os Nossos Ovos da Páscoa.

Para a Caça aos Ovos, tinha planeado esconder uns ovos de giz, muito engraçados, que tinha comprado, mas o Miguel fez-me um pedido especial: queria ovos "daqueles que têm coisas lá dentro, mas sem ser de chocolate"... Como só me fez esse pedido no Sábado à tarde, tive que improvisar um bocadinho... Mas, no próximo ano, já estou a pensar numa versão dos kit de aniversário (este ou este), mas dentro de ovos de cartão ou de acrílico 😊.

Para a decoração dos nossos Ovos, a parte mais difícil foi esvaziar os ovos, sem os partir (ainda estou a aprimorar essa técnica...). Ultrapassada essa parte, este ano optámos por decorações bem simples, mas muito divertidas 😍


MATERIAL

Caça aos Ovos
- caixas de cartão em formato de ovos
- 1 ovo preto, para pintar com giz
- giz
- 1 embalagem de slime
- 1 pompom
- 1 palhinha

Decoração de Ovos da Páscoa
- ovos
- abre garrafas
- cola branca
- canetas de feltro
- arroz
- corante alimentar
- embalagem


COMO FAZER

Caça aos Ovos
- coloquei o material todo dentro da caixa em forma de ovo (preparei um ovo para cada criança)
- escondi pela casa
- deixei-os procurar livremente, ajudando pontualmente com um quente e frio
- para ajudar os mais novinhos, havia uma regra: o primeiro ovo que encontrassem era para o mais novo e por ai fora, até ao mais velho. Assim, todos procuravam e todos se ajudavam a encontrar os seus ovos.

Decoração de Ovos da Páscoa
- para esvaziar os ovos, é preciso fazer um furo em cada extremidade, com uma dimensão suficiente para a clara e a gema sairem, mas sem ser grande demais, para o ovo não partir...
- usei um abre garrafas para fazer os furos (e sim, parti alguns ovos no processo)
- depois de feitos os furos, tem que se soprar de um dos lados, para o ovo sair do outro lado
- deixar secar (deixei de um dia para o outro)
- para fortalecer os ovos, passei uma mistura de cola branca e água em todos eles e deixei secar
- a decoração fizemos de duas formas: no dia de Páscoa, pintámos os ovos com as canetas de feltro. Depois, como sobraram alguns ovos, experimentámos a técnica do arroz: colocar um bocado de arroz num tupperware, com umas gotas de corante alimentar, abanar (de modo a que o arroz fique colorido), colocar o ovo, abanar mais um bocadinho. E está pronto. Com a técnica do arroz, além da decoração dos ovos, ficamos com um material super giro para outra brincadeira: arroz colorido 🎨.










 #AtividadeseIdeiasCriativas


Acompanhem-nos também no Facebook, no Instagram e subscrevam a newsletter do Blog.

Obrigada! 😍

Comentários