Museu dos Transportes e Comunicações | dia #51

As cores dos vários tons de voz que o Miguel e o Papá andaram a experimentar... 😍


Já estávamos todos a precisar de sair de casa 😉. O Miguel já não teve febre e, por isso, voltámos aos passeios na rua (eles têm uma coisa chamada "bichos carpinteiros" e precisam de, pelo menos, uma boa corrida por dia! 😂).


O destino escolhido foi o Museu dos Transportes de Comunicações, que já está na nossa lista, desde o início das férias.

O edifício da Alfândega, onde está o Museu, vale, por si só, uma visita! Mas hoje nem lhe demos a devida atenção. O Museu tem 3 exposições permanentes, que estávamos muito curiosos para visitar:



Começámos pela exposição dos carros dos Presidentes. Não posso dizer que tenha ficado impressionada. Começa logo pelo facto de não se poder tirar fotografias. Nem sequer sem flash... Numa era de imagem, de partilha de experiências, de registo de momentos, não poder tirar fotografias a carros parece-me, no mínimo, incompreensível! 
Para dizer a verdade, não me lembro de mais museu nenhum onde não se possa tirar fotos. Se pensarmos nos grandes museus, como o Louvre, em Paris, ou o Museu de História Natural, em Londres, por exemplo, podemos tirar fotos...
Outra coisa é a falta de interatividade do espaço. Não podemos mexer nos carros, entrar, então, nem pensar... Já para não dizer que alguns dos carros estão a precisar de uma manutençãozinha.

O Miguel gostou na mesma. Basta haver carros envolvidos para ser um sucesso. Felizmente, o Rodrigo estava a dormir. Algo me diz que não teria o mesmo sucesso com ele...

Quando passámos para a exposição da comunicação, a expectativa, nesta altura, já não era grande... Mas estávamos mesmo enganados! Começou logo pela simpatia da senhora que nos recebeu, a Cecília (muito obrigada por todas as explicações e pela atenção e carinho com que entusiasmou o nosso pequeno explorador para o que ia encontrar no Museu 😍!).
Depois, é uma exposição interativa, que desperta a curiosidade dos miúdos. Poder mexer, mais que mexer por mexer, poder experimentar, ver a funcionar é muito importante para eles (e até para nós, não é?).

Não conseguimos ver, atentamente, todos os corredores. Quem visita museus com crianças, principalmente quando são mais pequenas, sabe que temos que nos deixar guiar pelo interesse que as coisas despertam neles. Só assim conseguimos que eles se divirtam e que gostem de visitar museus.

Sem margem para dúvida que a parte preferida do Miguel foi o corredor azul, onde tem a Máquina de Comunicar, com um enorme zeppelin, que muda de cor consoante o tom de voz que nós usamos. Poder falar de um lado para o outro da sala, poder experimentar vários tons de voz, ver a cor a mudar consoante o barulho que fazia, foi mesmo divertido (ainda estou para perceber quem se divertiu mais a experimentar os diferentes tons de voz, se o Miguel, se o Papá...)! Foi como começámos e terminámos a nossa visita 😉 (o Rodrigo ainda acordou a tempo de ver este corredor, na segunda vez, mas nem assim quis dizer umas palavras...)

Outra zona que lhe despertou a curiosidade foi o corredor verde, onde viu vários equipamentos antigos, que ele achou muita piada. O telefone de discar e a máquina de escrever foram os preferidos dele (e que ele gostava mesmo muito de poder experimentar!).

Para terminar, ainda fomos à exposição "Metamorfose de um Lugar", mas, para ser mesmo muito sincera, já estava tão cansada, que nem prestámos muita atenção... O que o Rodrigo gostou mais foi dos soldadinhos de chumbo, a cavalo, que ele queria mesmo que não estivessem do outro lado do vidro... 😉








  
É só de mim, ou os telemóveis estão a crescer outra vez? 😉



 





O Museu pode ser visitado de terça a domingo, e não está abrangido pela medida dos museus gratuitos ao Domingo. Podem ver mais informações sobre horários e preços dos bilhetes aqui.




Sobre o desafio:
Todos os dias vou partilhar uma sugestão convosco! Uma ideia, que nós tenhamos feito, e que pode servir-vos de inspiração, que pode despertar a vossa curiosidade, que vos pode ajudar a construir também as vossas recordações Felizes 💝

Deixem também as vossas sugestões. São todas muito bem-vindas! E, se quiserem, partilhem também as atividades que decidiram experimentar. 😊

Se não quiserem perder pitada, sigam a página de Facebook, o Instagram ou, se quiserem receber no vosso email todas as dicas, sugestões e novidades, subscrevam o Blog (no canto superior direito).


Os outros dias do desafio podem ser vistos aqui.

Comentários