Playgroup: Descobrir a Natureza

O Miguel a contar a história da formiga à Rita
(créditos fotográficos: Play - Brincar para Crescer)


O Rodrigo é um rapazinho cheio de energia. Gosta de explorar o que o rodeia. De fazer puzzles. De desenhar. De comboios. Mas nem sempre é fácil captar a sua atenção. É arisco. É aventureiro.

Confesso que o facto de nem sempre conseguir a atenção dele, e o facto de ele ainda não falar, me preocupam. Também por isso, tenho tentado fazer mais atividades com ele.

Apesar de estarmos em casa, de brincarmos muito, a verdade é que muitas vezes acabamos por não fazer tantas coisas como eu gostaria. Por um lado porque estar todo o dia dedicada aos Filhos não é o mar de rosas que todas imaginam. Mas, principalmente, porque acabo sempre por me sentir culpada quando faço alguma coisa mesmo divertida com o Rodrigo, enquanto o Miguel está na escola... Enfim, coisas de Mãe, não é?

Experimentar um playgroup já estava nos meus planos há algum tempo. A ideia de um playgroup é ter um encontro de crianças e dos seus cuidadores, para as crianças poderem explorar o meio envolvente, possivelmente se relacionem entre si. É, normalmente, dirigido a crianças que ainda não estão na escola.

Por isso, quando vi informação sobre este Playgroup, fiquei muito curiosa para experimentar.

Apesar de ser dirigido a crianças até aos 2 anos, como o Miguel está de férias da Páscoa, fomos os 3. O espaço é muito giro. Bem cuidado. Principalmente, nota-se muita atenção para que tudo possa ser usado por crianças. O Miguel divertiu-se imenso, e delirou com a história da formiga (que fez questão de contar ao Papá, mal ele chegou a casa). O Rodrigo não ligou tanto às atividades planeadas (a história e a experimentação da textura e cheiro da laranja), mas adorou a água e as folhinhas dentro da água, correr atrás do irmão, as galinhas! Como foi uma atividade de apresentação, acabou por se prolongar um bocado e, no fim, ele já estava com muito sono (é o que dá ser um relógio que desperta sempre às 7H30...).

Mas nós gostámos muito 😊.
Atividades que promovam o contacto das crianças umas com as outras e com a Natureza são o tipo de atividade que eu honestamente gosto. Sejam atividades mais "organizadas", ou simples passeios em Família. É importante que as crianças possam correr livremente, sentir as diferentes texturas das árvores, apanhar folhas, ver animais que normalmente não vêem, percebam de onde vem a fruta, os ovos e outros alimentos. E este Playgroup teve isso tudo 😍.

Parabéns à Rita e à Rita, pela organização e dinamização desta sessão!

Comentários