Trabalhos de Casa

Antes de o Miguel entrar para a escola eu não tinha noção que esta realidade existia: os trabalhos de casa no infantário... Mas não se assustem! Estes TPCs até são divertidos, e acabam por ter um objetivo nobre: envolver os Pais nas atividades do dia a dia das crianças e promover a realização de um projeto em conjunto com os petizes.

Este ano, o desafio era fazer um boneco de neve, em 3D (que isso de pintar é muito simples...).

Ora, para quem anda em busca de inspiração, aqui fica como fizemos o nosso.


MATERIAIS

- 2 bolas plásticas que abrem (usei daquelas que saem nas máquinas onde se metem moedas, os miúdos deliram e lá dentro vem um brinde qualquer que eles ligam no instante que aquilo sai da máquina e nunca mais olham para ele - afinal sempre há uma utilidade para essas bolas!)
- uma bola de esferovite
- fita de tecido
- 7 botões
- 3 cápsulas da Nespresso
- alfinetes e linha cor de laranja
- lápis IKEA
- ráfia
- algodão
- purpurina prateada
- cola
- pistola de cola quente
- cartão
- tinta branca
- pincéis
- papel prateado
- arame dourado


COMO FAZER

Começámos por encher uma das bolas transparentes de algodão e um bocadinho de purpurina. Para a parte de baixo do boneco usámos meia bola, que também enchemos com os mesmos materiais. Esta parte é ideal para deixar que o pequeno ajudante se envolva na execução da tarefa.

Depois, com cola quente, colei a base de cartão à meia bola e as bolas entre si (incluindo a de esferovite).

Deixei secar de um dia para o outro.

De volta ao nosso trabalho, veio a parte preferida do Miguel: pusemos cola (de stick) na bola de esferovite e, com os pincéis, pintámos de branco as bolas de plástico (não precisa de ficar bem pintado, porque o objetivo é que a purpurina fique colada ao boneco de neve).

A seguir deitámos a purpurina, com muitos "Eu faço sozinho Mãe!", pelo meio...

E deixámos secar mais um bocado.

A fase seguinte envolve muita pistola de cola quente, pelo que deixei o meu pequeno artista ir dormir primeiro ;)

Depois foi decorar a gosto...

Limpei as cápsulas da Nespresso e usei uma para fazer de chapéu e as outras duas, espalmadas, foram os sapatos. A fita de tecido foi a cachecol. Os alfinetes e a linha cor de laranja foram o nariz. Dois dos botões foram os olhos, outros dois para completar os sapatos e os últimos três para a camisola do boneco. A vassoura foi com um lápis do IKEA e um bocadinho de ráfia. O arame foi para a boca.


E o melhor de tudo é que estes materiais estavam todos por aqui por casa, na nossa caixa de coisas que eu vou guardando sabe-se lá para quê, mas que qualquer dia podem dar jeito. E não é que deu mesmo ;)


Comentários