Um Ano Depois...

Fez Sábado passado um ano que eu apanhei o maior susto da minha Vida!

Não há dúvida que esse dia vai ficar, para sempre, gravado na minha memória. E, apesar de tudo, ainda hoje, quando um deles se engasga, o meu coração pára! Ainda hoje, tenho dificuldade em dar um pedaço de pão, ou fruta, para a mão do RuRu, sem ficar ansiosamente à espera que ele o acabe.

Mas, aprendi muito sobre mim e sobre a minha capacidade de reagir (com uma grande ajuda e grandes Amigas e Família e, claro, do meu Melhor Amigo, o meu Marido). Os dias seguintes foram difíceis, mas, com tempo, tudo se ultrapassou.

Aprendi que acreditar em alguma coisa é fundamental para a conseguir (já dizia o meu querido Vovô: "Se tu acreditares mesmo a sério, até montanhas consegues mover!").
E eu acreditei que, mesmo quando a produção de leite diminuiu, e eu tive dificuldade em me adaptar à utilização da bomba de extração de leite, ia conseguir voltar ao leite materno exclusivo.
Acreditei que, apesar de passar mais de um mês a dar o meu leite pelo biberão ao meu bebé, íamos retomar a amamentação normalmente.
E retomámos, e mantemos, enquanto ele quiser (e ele não deixa margem para dúvida quando quer!).

Aprendi que as Mães têm uma capacidade incrível de fazer muito mais do que parece possível e, quando dois meses antes achava um desafio ficar sozinha com dois Bebés em casa, passei a tirar leite em média 8 vezes por dia (sempre que o RuRu queria mamar), dar biberão ao RuRu (e lavá-los e esterelizá-los - como eu odeio biberões!), ir à fisioterapia do RuRu três vezes por semana, além de alimentar o Miguel, trocar as fraldas e brincar com os dois.

Aprendi que, pelos Filhos, temos sempre que superar os nossos medos e angústias e continuar, dar a volta, recuperar o equilíbrio emocional. Porque eles dependem de nós, porque eles absorvem os nossos medos e ansiedades, porque eles merecem o melhor de nós! 


Comentários

Unknown disse…
É com muito orgulho que vejo a excelente mãe que eu eduquei.
Parabéns Nikas.
Carina Pereira disse…
Obrigada Mãezinha :)
Carina Pereira disse…
Este comentário foi removido pelo autor.